A união dos conceitos usados para valorizar o colaborador e a marca do escritório de advocacia é primordial para alcançar objetivos e resultados esperados. Uma marca empregadora forte, treina e retém talentos. E a experiência do colaborador em todas as pontas de contato com a organização, engaja, motiva, fideliza e gera comprometimento. Nesse sentido, as áreas de Marketing e de Recursos Humanos possuem, juntos, a habilidade de construir e manter processos e estratégias que auxiliam no fortalecimento da marca dentro e fora dos escritórios.
por Willian Fernandes, da LETS Marketing
Mas, o que é employer branding?
Trata-se de um conjunto de ações para fomentar um bom valor percebido do escritório de advocacia pelo profissionais do mercado, sejam advogado, colaboradores da área administrativa ou estudantes de Direito e demais estagiários. O objetivo, com esta ferramenta, é buscar sempre a atração de talentos. Para isso, é fundamental criar ações de engajamento e valorização da marca, bem como de manutenção da reputação do escritório como bom empregador.
E o que é employee branding?
Também chamado de employee experience, esse conjunto de ações tem o objetivo de melhorar a satisfação do empregado dentro do empresa. Ou, no mundo jurídico, no escritório de advocacia, na auditoria, na consultoria, na lawtech/legaltech, etc. Busca-se, com o uso desta ferramenta, a retenção e o desenvolvimento dos profissionais. Para isso, o uso das pesquisas internas de clima são fundamentais. Mas, por ora, vamos focar nas ações mais simples que você já pode implementar no seu ambiente de trabalho, mesmo que ainda não tenha áreas bem estruturadas de comunicação interna, endomarketing e Recursos Humanos.
Como usar o employer branding e o employee branding no escritório de advocacia?
1. Comunicação interna vem primeiro
Vai fazer um anúncio importante sobre o escritório? Use primeiros os canais internos de comunicação para, depois, fazer a comunicação externa. Assim, mantenha sua equipe sabendo primeiro, ganhe confiança e evite frustrações.
2. Escreva artigos a quatro mãos
Profissionais iniciantes vão adorar a ideia de publicar e assinar artigos junto àquele advogado ou advogada mais sênior. Dê essa chance para quem está começando e, como resultado, viabilize a produção de conteúdo e faça o pessoal júnior vestir a camisa do escritório.
3. Crie comitês de soluções
Una as pessoas de diferentes áreas técnicas e administrativas em torno de desafios do escritório de advocacia, dando a oportunidade para elas contribuírem com ideias acerca de temas como inovação, experiência do cliente, atração de talentos e desenvolvimento de negócio.
4. Valorize a responsabilidade social
Mais do que apoiar financeiramente organizações da sociedade civil e ONG’s, incentive grupos internos que possam se engajar em ações como responsabilidade social e ambiental, como exercer trabalhos voluntários e promover arrecadações entre amigos, colegas e parentes.
5. Comemore sempre
Não perca a oportunidade de celebrar conquistas com as pessoas de sua equipe. Mesmo virtuais, na pandemia, os happy hours patrocinados pelo empregador vão gerar a experiência de inclusão e satisfação fazer parte de um coletivo.
A LETS Marketing é uma sociedade focada em Marketing Jurídico composta por profissionais com experiência e foco na transformação dos escritórios de advocacia, entregando resultados voltados para comunicação efetiva com o mercado, entendimento do perfil de clientes e dos setores onde eles atuam, otimização de processos e direcionamento de esforços de prospecção para sua empresa vender mais.