Advogados que fizeram história
Quem ingressa na advocacia, assim como em qualquer outra carreira, busca, naturalmente, referências que marcaram a história da profissão. E o Direito Brasileiro, uma das profissões mais antigas do País, é recheado de referências e inspirações, incluindo juristas que exerceram um papel crucial na evolução do mercado jurídico.
Confira a seguir a relação de alguns advogados importantes para os caminhos percorridos até aqui:
Rui Barbosa
Ruy Barbosa de Oliveira, nascido em Salvador no dia 5 de novembro de 1849, foi destaque como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador. Atuou na defesa do federalismo e contra a escravidão, dedicando sua vida na promoção dos direitos individuais. Foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras em 1897, assumindo o lugar de presidente após Machado de Assis.
Foto: Divulgação
Pontes de Miranda
Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, advogado, jurista, professor, diplomata e ensaísta, nasceu em Maceió, em 23 de abril de 1892. Estudou Direito na Faculdade do Recife e foi reconhecido, também, por seus estudos nos campos da Sociologia, da Filosofia e da Matemática, publicando mais de 300 obras no Brasil e no exterior. Desempenhou inúmeras missões diplomáticas e exerceu o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal até 1939, quando foi transferido para a carreira diplomática, na qualidade de embaixador na Colômbia.
Foto: Divulgação
Luís Gama
Luís Gonzaga Pinto da Gama nasceu em Salvador em 21 de junho de 1830. Foi feito escravo até os 10 anos de idade, quando, após conquistar sua liberdade, passou a atuar na advocacia e se tornou um dos maiores abolicionistas do Brasil. Além de advogado, foi integrante da Academia Paulista de Letras e era considerado um romancista. Em 2018 seu nome foi inscrito no Livro de Aço dos heróis nacionais.
Foto: Divulgação
Clóvis Beviláqua
Clóvis Beviláqua nasceu em Viçosa do Cear no dia 4 de outubro de 1859 e foi um dos responsáveis pela elaboração do Código Civil de 1916. Foi um grande colaborando da história, da filosofia e da literatura brasileira. Atuou como promotor público, membro da Assembleia Constituinte do Ceará, secretário de Estado, consultor jurídico do Ministério do Exterior e foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico.
Foto: Divulgação
Myrthes Gomes de Campos
Myrthes Gomes de Campos nasceu em Macaé, no ano de 1875 e foi a primeira mulher no Brasil a exercer esta profissão de advogada. Durante sua trajetória, superou diversas barreiras por parte da família e da sociedade, já que a profissão de advogado era, de acordo com o Direito Romano, destinada aos homens. Foi pioneira na luta dos direitos femininos e enfrentou obstáculos para entrar no quadro efetivo de sócios do Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil. Também foi a primeira mulher a exercer a profissão de advogada em um tribunal, o que chamou bastante a atenção da imprensa na época. Em 1910, foi nomeada inspetora de ensino do Distrito Federal e em 1924, se tornou encarregada pela jurisprudência do Tribunal de Apelação do Distrito Federal.
Foto: Divulgação
Heráclito Fontoura Sobral Pinto
Heráclito Fontoura Sobral Pinto nasceu em Barbacena no dia 5 de novembro de 1893. Foi defensor dos direitos humanos, especialmente durante a ditadura do Estado Novo e a ditadura militar, instaurada após o golpe de 1964. Foi também um dos juristas mais famosos do País e no fim da carreira, recusou convite do presidente Juscelino Kubitschek para assumir um posto de ministro do Supremo Tribunal Federal. Em 1976, foi homenageado na Câmara da cidade de São Paulo pelo Instituto dos Advogados de São Paulo.
Foto: Divulgação
Márcio Thomaz Bastos
Márcio Thomaz Bastos nasceu em Cruzeiro no dia 30 de julho de 1935. Foi um dos principais advogados criminalistas brasileiros e ministro da Justiça do Brasil durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2007. Também foi presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil até 1989 e durante a carreira chegou a representar nomes famosos como Edir Macedo, o médico Roger Abdelmassih e Carlinhos Cachoeira, além de ter sido advogado de defesa das empreiteiras na Operação Castelo de Areia e na Operação Lava Jato.
Foto: Divulgação
Fontes:
Wikiédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_Barbosa). Acesso em 11/8/2022.
Academia Brasileira (https://www.academia.org.br/academicos/pontes-de-miranda/biografia). Acesso em 11/8/2022
Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Gama). Acesso em 11/8/2022.
FGV (http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/heraclito-fontoura-sobral-pinto). Acesso em 11/8/2022.
Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rcio_Thomaz_Bastos). Acesso em 11/8/2022.
Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Myrthes_Gomes_de_Campos). Acesso em 11/8/2022.
Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%B3vis_Bevil%C3%A1qua). Acesso em 11/8/2022.