As campanhas de e-mail marketing representam uma ferramenta poderosa para a estratégia de qualquer empresa. Para escritórios de advocacia, são especialmente eficazes para impulsionar oportunidades de negócio para clientes e demonstrar formas de superar desafios jurídicos. Além de serem um pilar de comunicação direta e eficiente com o público, elas nutrem o relacionamento com leads e, eventualmente, os convertem em clientes quando o serviço jurídico se faz necessário ou oportuno.
Com a capacidade de segmentar tipos de contatos, como setores econômicos, perfis de clientes e necessidades específicas, personalizar e automatizar, o e-mail marketing permite o envio de mensagens direcionadas para diferentes bases de sua audiência, aumentar tráfego em sites e incentivar que clientes enviem mensagens ao escritório.
De acordo com um levantamento realizado pela Mailchimp, em 2019, setores relacionados a atividades jurídicas apresentaram taxas de abertura de e-mails variando entre 21,56% e 28,77%, e taxas de cliques entre 2,37% e 4,62%. Isso ressalta que ao segmentar o público-alvo, é preciso considerar seus interesses para alcançar um maior êxito. Essa personalização aumenta a relevância e é determinante para métricas de engajamento como taxa de abertura do e-mail, cliques em botões estratégicos e conversões (aumento do número de contatos na base de dados do escritório).
Além disso, as campanhas são mensuráveis, fornecendo métricas sobre o desempenho, nomes de contatos que abriram e-mails e clicaram em links, possibilitando ajustes e melhorias contínuas.
Nesse contexto, um dos maiores desafios de performance é em relação à taxa de abertura e de cliques em e-mail marketing. A taxa de abertura representa o percentual dos destinatários que abriram o e-mail, enquanto a taxa de cliques é uma porcentagem que indica se seu público se engajou com algum dos botões disponíveis no e-mail enviado, como botão de contato ou link para ler mais no site.
Aqui estão algumas dicas essenciais para potencializar sua estratégia de e-mail marketing:
1. Escolha uma boa ferramenta de E-mail Marketing e não use o Outlook: A base de uma estratégia eficaz começa com a escolha da ferramenta adequada. Ela simplifica a gestão das campanhas e amplia a eficácia, resultando em melhores taxas de abertura, cliques e conversões, além de permitir segmentações de contatos, entre outras funções. Na LETS Marketing, a maioria dos nossos clientes utiliza plataformas como RD Station, MailChimp ou Dinamize. Com o uso de uma ferramenta e equipe profissional de marketing, o escritório de advocacia sabe, por exemplo, quais contatos clicam nos e-mails e se cadastram para receber conteúdo. Além disso, desenvolve produtos de comunicação personalizados para segmentações de contatos, compreendendo qual conteúdo realmente engaja os clientes.
2. Repique: Com o uso da plataforma de e-mail marketing, você pode realizar um segundo envio do seu conteúdo apenas para os contatos que não abriram a mensagem inicial. Isso ocorre de forma automática e bastante simples, mas é preciso cuidado para não estressar a base de contatos. O olhar do profissional de marketing é necessário na prática de “repique” de e-mail.
3. Títulos Criativos: Os títulos são o primeiro contato do usuário com sua campanha. Por isso, devem despertar a curiosidade dos destinatários e convencê-los a abrir a mensagem. Se os destinatários não têm formação jurídica, sobretudo, números de leis e normativos podem reduzir a atratividade. Experimente utilizar perguntas retóricas, por exemplo, como forma efetiva de instigar o contato e atrair os potenciais consumidores de forma natural.
Formatação do e-mail marketing: A formatação adequada torna o e-mail visualmente convidativo e fácil de absorver, incentivando os destinatários a explorarem o conteúdo e reforçar a marca do escritório ou da empresa. É importante adotar uma identidade coerente, considerando o segmento de atuação e o que está divulgando. Portanto, o olhar de um designer profissional é fundamental para criar uma direção de arte e diagramação atrativa, que possa facilitar a experiência do usuário, sobretudo com o conceito responsivo “mobile first”.
1. Segmentação: A personalização é fundamental para o e-mail marketing. Nesse sentido, é necessário pensar em quem são seus assinantes e que tipo de informação é útil para eles. Segmentar com base em prática jurídica, jurisdição, serviço e perfil do cliente garante que o conteúdo seja entregue às pessoas certas.
2. Frequência de envio: Encontrar a frequência certa é essencial para manter o engajamento sem sobrecarregar o público. Nesse contexto, teste diferentes periodicidades e avalie os resultados. Faça prevalecer a periodicidade campeã em performance e, de início, evite mais que dois disparos por semana para a mesma segmentação de mailing.
3. Manutenção da Lista de Contatos: Uma lista de e-mails é dinâmica e está sempre mudando. Na LETS, dizemos que “mailing que não cresce, diminui”. Por isso, é essencial fazer revisões periódicas para remover contatos inativos e incluir novos interessados, mantendo a taxa de abertura alta e uma lista segmentada. Uma estratégia de geração de leads pode ajudar bastante na superação deste desafio.
Integrar todas essas táticas em seus e-mails pode impulsionar os resultados de seu escritório ou negócio. O e-mail marketing, assim como a distribuição orgânica de conteúdo nas redes sociais, é um recurso necessário para a nutrição de leads — processo para fomentar o relacionamento com a base de contatos dos escritórios.
Por Brunna Gabardo e Willian Fernandes
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