Aplicativos de mensagens instantâneas podem trazer eficiência para a comunicação nas relações profissionais. Essas plataformas, diferentemente das redes sociais, impossibilitam usuários de mensurar o impacto de suas publicações.
Inicialmente privadas, as mensagens podem alcançar destinos incalculáveis. Caso não haja cuidados especiais, essa troca de informações pode colocar em risco dados e questões sensíveis de indivíduos e empresas.
Abaixo, listamos 7 pontos de atenção para profissionais que trabalham quase que integralmente via comunicação remota:
1. Prefira o e-mail para informações sensíveis e documentos
A forma mais segura para compartilhar informações sensíveis no meio corporativo ainda é e-mail, que permite o ‘tracking’ das mensagens e dificilmente pode ser recompartilhado a contatos indevidos;
2. Cuidado com opiniões polêmicas em grupos
Uma opinião recompartilhada, fora de contexto, pode ser trazer danos reputacionais ao indivíduo e à empresa. Naturalmente, quanto maior o grupo, mais provável será a chance de recompartilhamento de conteúdo e mais difícil será identificar quais pessoas o compartilhamento por afinidade ou discordância. Questões consultivas para decisões difíceis, por exemplo, podem ser compartilhadas via videoconferência ou e-mail;
3. Diferencie grupos por imagens de capa e nomes distintos
É cada vez mais comum empresas criarem grupos com funcionários e clientes, aumentando a chances de engano no compartilhamento de informações. Uma maneira de garantir o compartilhamento para os grupos corretos é diferenciá-los por meio de imagens de capa e nomes bastante distintos;
4. Nunca tenha pressa
Você não é obrigado a responder instantaneamente às mensagens que chegam a você. Muitas vezes motivada por um volume excessivo de mensagens, a pressa pode levar o usuário a cometer erros diversos, como confundir os grupos, anexar o arquivo indevido e escrever com erros de português, colocando a segurança da informação em risco. Sempre mantenha a calma;
5. Observe sua foto de perfil
Ao usar o aplicativo de mensagens de forma profissional, é importante lembrar que você precisa transmitir credibilidade e confiança para funcionários e clientes. Eventualmente, muitos deles podem também não lhe reconhecer em fotos de perfil ou de costas, por exemplo;
6. Valorize o bom português
Sempre procure escrever corretamente, mesmo em momentos de conversas dinâmicas, que sugerem facilidades como abreviações e tolerância a erros de digitação. Lembre-se que as conversas ficarão registradas nos aparelhos de seus contatos e podem ser revisitadas;
7. Evite as mensagens de áudio
Imagine que alguém escute seu áudio em contexto diferente ao da conversa original. Como essa pessoa reagiria? A voz é uma identificação facilmente reconhecível e, caindo em mãos erradas, pode gerar crises de reputação à empresa e ao indivíduo
Willian é jornalista profissional e pós-graduado em Inteligência de mercado. Trabalhou como assessor de imprensa e especialista de marketing e desenvolvimento de negócios no escritório Mattos Filho e em grandes agências de Relações públicas, como Máquina Cohn & Wolfe e Ketchum, no atendimento a escritórios de advocacia, companhias abertas, instituições financeiras, entidades de comércio bilateral, multinacionais, reputação de pessoas físicas, entre outros perfis de clientes.
Sobre a LETS Marketing
A LETS Marketing é uma sociedade especializada em Marketing Jurídico composta por profissionais com experiência e foco na transformação dos escritórios de advocacia, entregando resultados voltados para comunicação efetiva com o mercado, entendimento do perfil de clientes e dos setores onde eles atuam, otimização de processos, direcionamento de esforços de prospecção e conquista de reconhecimentos.