8 tendências no Marketing Jurídico de rápida implementação
Por Rafael Gagliardi
As atividades de marketing, assim como uma série de outras frentes administrativas, afetam diretamente a dinâmica dos escritórios de advocacia. Nesse setor cada vez mais competitivo, manter-se atualizado pode ser o diferencial para persuadir e conquistas mais clientes.
Em meio a uma série de iniciativas, algumas com alto nível de complexidade e grandes investimentos, citamos algumas fáceis de serem implantadas e que podem, se fato, mudar a percepção em torno de sua marca e da forma como sua banca se comunica com o mercado:
- Criação de conteúdo: escrever artigos e manifestar opiniões é uma excelente forma de se posicionar como especialista e gerar interesse de públicos estratégicos. No Direito Empresarial, a abordagem “varejista”, mais focada na venda do serviço e com pouco conteúdo técnico, além ter restrições do Código de Ética e Disciplina da OAB, pode ser mal interpretada por possíveis clientes. Criar conteúdos exclusivos, além de ser um excelente material de divulgação e de informação, pode chamar a atenção de jornalistas e veículos de comunicação, gerando, assim, mais exposição para a sua marca.
- Página no LinkedIn: por meio dessa poderosa ferramenta social, é possível divulgar suas ações, conquistas e opiniões para o público certo. Essa rede permite segmentar detalhadamente sua audiência e, com pouco investimento, atingir pessoas fora da sua lista de seguidores. É também um meio interessante para interagir com grupos específicos, divulgar vagas de empregos e achar informações profissionais de agentes do mercado.
- SEO: hoje, o Google domina o mercado de buscas online e, se você investiu em um site para o seu escritório, é muito importante que o conteúdo hospedado esteja disponível e possa ser facilmente encontrado. O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é uma forma de aumentar os acessos do seu site utilizando um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar seu posicionamento nos resultados de buscas orgânicos (não pagos).
- Eventos: produzir um evento pode ser uma grande dor de cabeça para quem não possui estrutura ou parceiros eficientes. No entanto, há uma extensa agenda de eventos divulgada por câmaras de comércio, associações de classe e uma série de outras entidades que vale a pena acompanhar. Seu escritório pode se inscrever em eventos, palestrar ou ainda, patrocinar algumas dessas iniciativas que, com certeza, contribuirão para o contato com outros escritórios, potenciais clientes e outros públicos de interesse.
- Terceirização: muitas vezes, abraçamos o mundo e tentamos acumular tarefas que podem estar completamente fora de nosso escopo de trabalho e do espaço em nossa agenda. A falta de tempo e a dificuldade para encontrar a mão-de-obra correta pode atrapalhar o andamento de algumas iniciativas ou, no pior dos cenários, causar uma má impressão de sua marca. As atividades de marketing precisam ser bem desenvolvidas e cuidadosamente conduzidas para causar um bom impacto e se a sua estrutura interna não permite isso, terceirize. Na maioria das vezes, o investimento será mais baixo do que contratar mais um profissional para o seu time.
- Vídeos: principalmente nas redes sociais, há uma grande concorrência pela atenção de quem está navegando na time line. Produzir vídeos para expor suas iniciativas e ideias pode ser uma boa estratégia para modernizar suas postagens e para atrair público. Neste caso, não estamos falando de um curta-metragem ou da filmagem de uma palestra, mas de vídeos curtos, com menos de 1 minuto, que chamem a atenção e, ao mesmo tempo, não cansem a sua audiência.
- WhatsApp: o aplicativo já faz parte da rotina de comunicação do público interno do escritório e, cada vez mais, se amplia à lista de clientes (já que a comunicação se torna mais rápida e direta). Além disso, em breve, o WhatsApp vai se tornar uma importante plataforma de anúncios que serão integrados com o Facebook, conforme notícias divulgadas em 2018.
- Customer Experience: ou Client Experience é a experiência que o cliente tem, consciente ou subconsciente diante de sua marca. Existem diversas técnicas avançadas a respeito desse tema, mas uma atividade bem simples é saber quais são todos os pontos de contato com o seu escritório e uniformizar o atendimento. De nada adianta um advogado tratar e ouvir extremamente bem um cliente se, na hora em que ele precisar falar com seu Financeiro, a pessoa for indelicada, por exemplo.
Rafael Gagliardi é sócio e fundador da LETS Marketing, uma consultoria focada em marketing jurídico.
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