10 dicas para uma boa foto profissional
Nunca as fotos foram tão exploradas e necessárias. Além de figurar entre sites, revistas e jornais, é nas redes sociais onde elas têm o maior volume de exposição. Os escritórios de advocacia têm feito grande uso dessa ferramenta para promover seus sócios(as) e advogados(as). O que vemos na prática, contudo, nem sempre está adequado ao discurso e posicionamento do escritório. Seja na vida profissional ou pessoal, cuidar bem da própria imagem pode não ser tão simples e passa pela escolha de um bom fotógrafo(a), tratamento e edição da foto e, também, pelo uso adequado na composição daquilo que está sendo comunicado.
Separamos 10 dicas para não errar com as suas fotos:
- Escolha um bom profissional: Peça indicações de quem teve boas experiências, visite o portfólio online e deixe claro para o fotógrafo o que você espera das suas fotos.
- Acerte no local: Em muitos casos, vale a pena escolher aquele lugar marcante e característico do seu escritório para fazer as fotos.
- Fundo branco é essencial: Além desse local característico, não deixe de fazer imagens em fundo branco. Você vai precisar delas, tenha certeza. Se você não tiver uma parede branca no seu escritório, escolha um(a) fotógrafo(a) que traga um estúdio portátil com fundo infinito (branco).
- Programação: Todos precisam estar cientes do dia e horário que vão tirar as fotos. Faça uma agenda e comunique com antecedência e, principalmente, lembre seus profissionais um dia antes.
- Dress code: É imprescindível que todos venham com roupas mais escuras ou de meio tom, para que dê contraste ao fundo branco. O tratamento da foto vai ficar melhor, pode confiar!
- Estilo: Não queremos ficar aqui teorizando sobre postura e posição em suas fotos, porque já entendemos que determinados estilos – de braços cruzados, por exemplo, como vemos muito por aí – não deixam a foto natural. O ideal é usar a postura que te deixe confortável e combine com você. Mas lembre-se do todo. Sua foto de rosto sério com o corpo levemente virado para esquerda, pode não combinar muito com a do seu colega que está sorrindo e com uma inclinação para direita. Imagine o contraste de vocês lado a lado no site do escritório. Talvez, o ideal, seja tirar fotos em várias posições, feições e posturas, sempre com o apoio e recomendação de um profissional de comunicação.
- Configuração das fotos: O ideal é receber as fotos em 300 DPIs (alta resolução), que vai servir para mídias impressas, como jornais e revistas. Mas você também vai poder usá-las em mídias online, como nas redes sociais, fazendo a devida mudança na configuração das fotos, deixando-as com 72 DPIs (resolução web).
- Tratamento: Além do tratamento inicial (seleção, luz, saturação etc.), que o(a) próprio(a) fotógrafo(a) já faz, você também vai precisar de um(a) designer gráfico(a) para recortar o fundo e fazer a composição nas peças publicitárias e de marketing. Por isso é tão importante a foto no fundo branco.
- Onde usar: Isso depende de uma estratégia de comunicação do escritório, mas sugerimos que use no site, para foto de perfil do LinkedIn, para postagens profissionais e sempre que algum veículo de comunicação solicitar. Você pode dar uma conotação muito mais apropriada e profissional ao escolher bem suas fotos.
- Como usar: Com aquele fundo marcante que falamos no segundo item dessas dicas ou com o fundo branco. Recortada ou não. Colorida ou preto e branco. Sorrindo ou sério(a). Para direita ou para esquerda. Sim… são muitas possibilidades, mas tudo isso vai depender, claro, de onde você está aplicando a foto, a estratégia da comunicação, o branding do escritório e os profissionais que vão te ajudar a escolher o melhor caminho.
As fotos podem elevar a percepção das pessoas ao seu respeito. Cuide bem da sua imagem!
Fabio Bernardes é Diretor de Arte e sócio da LETS Marketing, consultoria especializada em estratégias e operações de marketing, comunicação e desenvolvimento de negócios de escritórios de advocacia.
Dicas de ouro! Conheço o profissional que vc é….e hoje em dia, nessa loucura toda, as fotos estão sendo cada vez mais importante.
Muito bom Fábio!!! Imagem é TUDO!!! Abração!