#Hashtag
As hashtags são uma ferramenta essencial na estratégia de marketing digital, com o objetivo de direcionar os usuários dentro das ambiências digitais. No Marketing Jurídico, o símbolo é amplamente utilizado e é uma estratégia importante para engajar mais pessoas e ampliar as ações de redes sociais.
Por LETS Marketing
O que são?
Representadas pelo símbolo ‘#’, as hashtags orientam e ajudam a categorizar conteúdos em tópicos, facilitando a pesquisa por temas específicos.
Ao pesquisar uma hashtag (ou, simplesmente, clicar em uma delas), as redes sociais irão disponibilizar um feed especial de posts relacionados.
Como usar?
Sempre que for utilizar uma hashtag, é preciso inserir o carácter ‘#’ e escrever uma palavra ou frase corrida, sem espaços e, geralmente, sem acentos.
É importante priorizar palavras ou termos-chave relacionados ao assunto e evitar frases, pois uma hashtag longa, além de ser difícil de memorizar, pode ter um uso pouco frequente, reduzindo a probabilidade de pesquisa por outros usuários ou mesmo não ser tagueada pelos algoritmos das redes sociais, tornando-as ineficientes à visibilidade digital. Veja exemplos:
- #Marketing – Probabilidade muita alta de pesquisa | Público muito abrangente
- #MarketingDigital – Probabilidade alta de pesquisa | Público abrangente
- #MarketingDigitalParaAdvogados – Probabilidade baixa de pesquisa | Público específico
- #MarketingDigitalParaAdvogadosNoBrasil – Probabilidade muito baixa de pesquisa | Público muito específico
Quais os benefícios?
Dentre os principais benefícios ao adotar as hashtags em suas comunicações nas redes sociais, estão:
- Elas fazem com que outras pessoas, fora da sua rede, encontrem seu post e/ou perfil
- Ajuda a atrair novos seguidores
- Aumenta o engajamento com as publicações
- Os usuários podem seguir hashtags, então seus temas estarão sempre em evidência
- Melhoram o posicionamento da sua página e posts por meio do algoritmo das redes sociais
Onde podem ser usadas?
As hashtags estão bastante disseminadas nas redes sociais. É possível aplicá-las na grande maioria das redes como Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter e em diversos formatos e funcionalidades (na descrição do perfil, em stories e no campo de texto dos posts).
Dicas
Evite “poluir” seus posts com muitas hashtags – Além de ficar visualmente feio, muitas tags podem não deixar claro qual é o tema principal da comunicação. Afinal, você não quer parecer ‘cringe’, né? (#Cringe – Assunto para um próximo post…).
Não separe termos e frases se não fizer sentido – Foque nas buscas específicas em torno do tema da sua postagem. Quebrar a hashtag faz com que o tagueamento perca o sentido (exemplo: #Siga #Nossa #Pagina).
Use hashtags conscientemente – Relacione seu post com tags diretamente ligadas com o assunto tratado e/ou com a sua marca. Levar pessoas para o seu perfil ou publicação sem sentido algum pode gerar frustrações. Aposte em hashtags específicas.
Pesquise Hashtags – Você pode, antes de optar por taguear uma publicação, pesquisar a frequência de uso da hashtag e as publicações relacionadas a ela. A ferramenta Google Trends também auxilia a monitorar o desempenho de um termo na rede em tempo real e isso pode ajudar na hora de escolher uma hashtag de performance.
Tenha uma hashtag própria – Criar uma hashtag com o nome da sua empresa pode ser uma boa estratégia para catalogar suas publicações e incentivar usuários a pesquisarem por ela (exemplo: #LETSMarketing). Já pensou se ela viralizar?
Analise a concorrência – Acesse os posts de seus concorrentes e veja o que eles estão divulgando, quais tags estão usando e qual o desempenho delas.