Junção de forças faz com que a marca e o diferencial competitivo de um escritório de advocacia passem a ser construídos por pessoas
Por Caroline Sciarotta, da LETS Marketing
Vamos imaginar a seguinte situação: o escritório contrata uma consultoria de marketing, desenha um plano estratégico de comunicação e marketing de conteúdo para gerar potenciais leads e negócios, porém os times internos estão desmotivados. Sendo assim, não estarão engajados e empenhados para atender potenciais clientes, e todo o investimento realizado pode não ter efetividade. Ao mesmo tempo, para escritórios que possuem times performando com alto engajamento, clientes não vão aparecer de maneira espontânea se não for realizado nenhum investimento para se destacar.
Quando Marketing e RH se unem para engajar pessoas e desenhar uma estratégia de marca, garantem o alinhamento e a coerência da mensagem de dentro para fora do negócio. Alavancam, assim, a possibilidade do sucesso do escritório por impactar diretamente a experiência das equipes e clientes, sua imagem interna e externa, e, consequentemente, o crescimento de maneira sustentável.
Conheça algumas frentes que possuem sinergia entre Marketing e Recursos Humanos.
Cultura Organizacional
“Branding” é o processo estratégico de construir uma marca, posicionamento e diferencial para clientes, porém, é fundamental que esteja implementado no ambiente interno. Mapear a cultura organizacional ou desenhar e implantar uma cultura desejada alinhada à estratégia do negócio, age como a construção de uma identidade e permeia tanto o comportamento das pessoas quanto a capacidade competitiva de uma organização. Essa iniciativa ajuda a diminuir o abismo entre a cultura interna e a imagem externa.
EVP (Employee Value Proposition) e Employer Branding
Construir o “branding interno” não consiste somente em criar uma imagem interna positiva, mas também gerar experiência positiva alinhada ao propósito dos(as) integrantes.
É importante mapear a “Proposta de Valor aos Empregados” (EVP) do escritório, o conjunto de benefícios oferecidos e quais são os atributos que o diferenciam no mercado, como, por exemplo, a reputação ou momento de expansão do escritório, oportunidades de desenvolvimento e crescimento, carreira, reconhecimentos, modelo de trabalho, cultura forte, diversidade e inclusão, entre outros.
Fazer a gestão dessa proposta de valor, garantir que seja praticada e reforçada através de estratégias de comunicação e marketing, ajudará a construir seu posicionamento como marca empregadora (employer branding), e consequentemente a atrair e reter os profissionais certos e aderentes à sua cultura. Importante lembrar que a pessoa que trabalha no escritório pode ser a maior promotora da sua marca, ou a maior detratora.
Estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance ) e/ou Diversidade & Inclusão
Ainda sobre branding e cultura, clientes e talentos estão cada vez mais exigentes na escolha da marca e do lugar para construir uma carreira. Buscam saber o que está por trás da marca das empresas, o que defendem, qual o seu propósito e com o que elas se comprometem. Duas das questões mais avaliadas são a diversidade e inclusão, ou a implantação de uma estratégia de ESG, pois muito além de interesse comercial ou atração de talentos, demonstra ética e compromisso social. É importante avaliar, em um processo de mapeamento de cultura desejada, a necessidade de implantação de programas com caráter social, pois antes de qualquer posicionamento para o mercado e talentos como escritório inclusivo ou socialmente responsável, é necessário alinhar o discurso com a prática.
Onboarding
A preocupação com o engajamento das pessoas deve começar desde os seus primeiros dias, afinal, a primeira impressão é a que fica. Um programa estruturado de onboarding visa melhorar a jornada de experiência do(a) integrante desde o momento da sua entrada, a fim de integrar, facilitar e agilizar o processo de transição e aculturamento. Assim como conhecimento dos processos e ferramentas, para que possa focar em suas atividades core e garantir entregas em menor espaço de tempo, impulsionando engajamento e satisfação no trabalho.
Pesquisa de Clima
Para garantir o crescimento sustentável do negócio, além de ações de marketing para construir uma marca e gerar resultados positivos, as pessoas precisam estar alinhadas à cultura e engajadas para que se sintam responsáveis pelo sucesso do escritório. Assim, para mensurar o nível de engajamento, é importante aplicar uma pesquisa de clima organizacional a fim de aprofundar o conhecimento acerca da percepção das pessoas sobre os temas que impactam o ambiente e clima. O objetivo final é poder desdobrar um plano de ação com foco principalmente em ações de engajamento, garantindo a retenção e reduzindo a rotatividade de pessoas.
Comunicação Interna e Endomarketing
Durante toda a jornada das pessoas no escritório, devem existir ações para gerar e garantir experiências positivas, e o endomarketing tem um papel fundamental nesse âmbito, pois trata-se de uma estratégia de marketing institucional voltada para o público interno.
O Endomarketing deve fazer parte do planejamento estratégico e gestão da Comunicação Interna do escritório, sendo essa área imprescindível para garantir a implantação e sucesso dos processos e programas abordados acima.
A Comunicação e o Endomarketing, portanto, são ferramentas cruciais para traduzir aspectos objetivos do negócio para aspectos subjetivos necessários para as pessoas. Visam reforçar atributos importantes às equipes, aproximá-las à cultura e à estratégia do escritório, a fim de aumentar a interação, aprimorar os relacionamentos e o alinhamento, e, consequentemente, gerar o sentimento de pertencimento.
Todas essas práticas, se bem alinhadas e geridas, em uma cultura forte e bem estabelecida, impactarão positivamente no engajamento e na performance da equipe, premissa básica para garantir o sucesso de um negócio feito por pessoas.