O que podemos esperar para o próximo ano?
Por Caio Morilha e Isadora Camargo, da LETS Marketing
2022 foi um ano de lançamentos tecnológico que envolveu Inteligência Artificial e novas modalidades de uso de dados. Em nossa newsletter, trouxemos algumas destas novidades presentes no ambiente jurídico, como visual law, vídeo-marketing, aplicativos e novos recursos das redes sociais, além de mudanças de comportamento do usuário que usa as redes e a internet para buscar inovação, novidades ou formas diferentes de se aproveitar um lançamento para que se torna tendência.
Não à toa, interagimos com conteúdos mais audiovisuais, ouvimos muitos podcasts e nos respaldamos no marketing de conteúdo para engajar. Pensando nisso, preparamos um spoiler de cinco tendências no marketing que poderão ser aproveitadas pelo mundo jurídico. Confira!
MARKETING SOCIAL E INCLUSIVO
Criação/produção de conteúdos e anúncios para todos os públicos, independentemente das características de segmentação de mercado. Os benefícios de investir no segmento podem ser vistos no dia a dia. Isso porque a iniciativa possui impactos dentro e fora da organização. Alguns especialistas já citam como exemplo do marketing inclusivo a etnicidade, por exemplo, como um conceito que estará ainda mais presente nas ações internas e externas de 2023, aproveitando a simbologia da “raiz étnica” para criar comunicação inclusiva, um jeito de estimular o pertencimento e valorização das identidades. O objetivo é dar ênfase à responsabilidade social. Ações de ESG aumentam em 2023.
DATA DRIVEN – GESTÃO BASEADA EM DADOS
Refere-se ao estado do negócio em que os dados são usados para impulsionar a tomada de decisões e outras atividades relacionadas com eficiência, em tempo real. Empresas orientadas por dados chegam ao seu destino com mais rapidez e eficiência. Ser ou tornar-se data-driven é uma resposta a grande transformação cultural e econômica em andamento: a indústria 4.0. Estamos assistindo a esta transformação a pelo menos alguns anos, mas em 2023 o fenômeno do Big Data deve impulsionar ações de marketing, sempre associadas à segurança e proteção de dados. Por isso, data driven e LGPD serão desafiadores em 2023.
Ênfase na privacidade do consumidor com atualização de software de privacidade: Empresas estão desenvolvendo sistemas para garantir que os clientes se sintam seguros ao fornecer suas informações pessoais e não passem pelo fenômeno de violação de dados e fraudes digitais. Ainda que não seja exatamente uma ferramenta de marketing, vislumbrar atualizações de sistemas de segurança digital permite que os clientes se cadastrem, por exemplo, sem se preocupar.
METAVERSO
O investimento em marketing digital cresce cada vez mais. O universo possibilita a interação entre o mundo físico e mundo virtual. Alguns escritórios e organizações já estão investindo na estratégia, que deverá se expandir ainda mais em 2023, trazendo oportunidades para as marcas. Entre as novidades de 2023 para o segmento estão os debates sobre legislação no metaverso e acesso ao espaço virtual sem gadgets, como óculos de realidade aumentada.
CONVERSAÇÃO E SAC DIGITAL
De acordo com CEO da RD Station, Eric Santos, prospects atualmente demandam formas imediatas de contato e querem um canal em tempo real para atendimento. Por isso, pode-se esperar para o próximo ano mais ferramentas de SAC para clientes a fim de que conversem não apenas com chat bots, mas que aperfeiçoem o redirecionamento de contato para os responsáveis. Atendimento em whatsapp deve ficar para traz e plataformas de chamado online podem tomar conta do ambiente corporativo, um jeito de utilizar a tecnologia para otimização.
USER EXPERIENCE
A experiência do usuário, independente do segmento de mercado, continua como uma das tendências mais desafiadoras. Como técnica do marketing, a UX pode ser adaptada à linguagem, cada vez mais dinâmica e objetiva, ou mesmo aos layouts e construções de identidade de marca. Sites cada vez mais minimalistas e livres de pop-ups. Outras ferramentas para explorar são as interfaces ativadas por voz, animação de posts e “Scrollytelling”, isto é, narrativas que são contadas enquanto o usuário rola a tela.
Gostou? E você, tem uma aposta de tendência para 2023?