Conteúdos breves impactam marcas e negócios
As novas e melhores funcionalidades das redes sociais têm alterado constantemente a forma como as pessoas compram e se relacionam, além de melhorar a experiência dos usuários e das marcas. Nesse cenário, a popularização dos vídeos curtos, ou “short videos”, vem ditando uma mudança na forma de produção e consumo de conteúdo.
Os vídeos curtos são conteúdos audiovisuais que geralmente variam de 15 a 60 segundos e são conhecidos por serem consumidos em momentos de micro-ociosidade. Gradualmente, eles se tornaram mais comuns, especialmente com a ascensão do TikTok, da empresa chinesa ByteDance, o crescimento dos “reels” no Instagram, de propriedade da Meta Platforms, e dos “shorts” no YouTube.
Atendendo às necessidades do público que busca conteúdos práticos, leves, atrativos e objetivos no ritmo acelerado do cotidiano, os vídeos curtos mostraram-se uma forma de comunicação que pode aproximar ainda mais marcas e empresas com o público, mudando a forma de anunciar produtos e serviços.
Em junho deste ano, a agência Curious revelou um estudo inédito sobre as tendências que fazem do TikTok uma das principais influências sobre a maneira como as pessoas consomem conteúdo na internet. Segundo a pesquisa, os vídeos curtos são o melhor formato para produzir conteúdo e engajar a audiência das marcas. Vídeos educativos e tutoriais, por exemplo, são um dos formatos que mais trazem resultado, com 23,4%.
Além disso, um relatório de 2022 do BofA Securities previu que o aumento do consumo de vídeos curtos será a maior mudança no uso da Internet nos próximos cinco anos. Até 2024, vídeos curtos representarão mais de 12% do tempo gasto na internet.
Assim, por propiciarem um consumo ágil, dinâmico e uma pluralidade de temas e assuntos, os vídeos curtos estão não apenas entre os formatos preferidos dos usuários, mas também passaram a fazer parte das estratégias de marketing de marcas de diferentes segmentos.
ESTRATÉGIAS PARA CRIADORES DE CONTEÚDO
Em um mundo digital repleto de distrações, os vídeos de curta duração são ideais para capturar a atenção do público e transmitir uma mensagem de forma concisa e envolvente. Além do mais, devido ao engajamento elevado e fácil compartilhamento, esse formato pode ajudar a fortalecer a presença de uma marca nas plataformas de mídia social e aumentar sua visibilidade.
Entre os tipos de vídeos curtos mais produzidos, podem-se destacar os tutoriais rápidos (que explicam como realizar uma tarefa específica, resolver um problema comum ou o uso de um produto), os behind the scenes (bastidores do negócio, serviço ou produto), perguntas e respostas (perguntas frequentes e desafios comuns enfrentados pelo público-alvo), dicas rápidas e curiosidades.
Assim, para produzir um vídeo curto com um ótimo alcance e interações com os usuários das redes sociais, um storytelling criativo é um bom primeiro passo. Além disso, a estruturação do conteúdo em torno de formatos narrativos simples de executar em escala pode economizar tempo e custos de produção. Podem ser utilizados, por exemplo, os seguintes formatos narrativos:
- CONTAR SUA HISTÓRIA: Informar a história do seu produto, marca ou serviço, qual foi a inspiração para iniciar o negócio ou quais são os principais valores no seu trabalho pode aproximar a relação entre a empresa e o público, apresentando um histórico e criando uma conexão com o que é importante para os usuários.
- RESULTADOS PRIMEIRO: Mostrar primeiro ao público o resultado final e, em seguida, retroceder por meio de técnicas de edição para criar a história de como chegar lá. A ideia é parecida com uma história de aventura, tendo início no clímax.
- PASSO A PASSO: Detalhar etapas, uma a uma, de como utilizar um serviço ou de como acessar o produto irá transmitir uma mensagem clara, informativa e didática aos usuários interessados.
Nesse sentido, também é possível explorar e experimentar diferentes recursos oferecidos pelos aplicativos, como música, efeitos especiais, filtros e legendas para resultar em um conteúdo ainda mais atrativo. Contudo, é importante lembrar que a maioria dos vídeos curtos é assistida em dispositivos móveis, sendo fundamental garantir que o texto das legendas esteja legível e os elementos visuais sejam claros.
Por fim, incluir uma chamada para ação no final do seu vídeo curto, convidando o público a curtir, compartilhar, comentar ou visitar seu site, ou acompanhar suas postagens, também ajudará a movimentar o engajamento de sua marca, maximizando o impacto do seu vídeo.
Seguir essas dicas pode ajudar escritórios, marcas e empresas a construir uma conexão mais forte com os usuários e possíveis clientes. Apesar de serem pontos de partida poderosos, adaptar essas estruturas às especificidades de cada negócio é a chave para obter o máximo do formato dos vídeos curtos. À vista disso, é essencial contar com uma equipe especializada para orientação, visando alcançar bons resultados.
Os consultores da LETS Marketing estão preparados para compartilhar as melhores recomendações para cada caso.
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