Promove Mulheres Advogadas
Lançado pela OAB, o selo reconhece, em diversas categorias, os investimentos de bancas na igualdade de gênero e raça
Por Camila Vichoski
A seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou, durante o 41º Colégio de Presidentes e Subseções, em Campinas (SP), o selo “Promove Mulheres Advogadas”.
Com o objetivo de transpor barreiras de gênero e de raça, a iniciativa certificará escritórios que investem na contratação e na promoção de mulheres, estimulando a equidade no mercado jurídico.
Apesar de Diversidade & Inclusão ser uma pauta crescente entre as bancas nacionais e advogadas representarem a maioria dos inscritos na OAB, elas ainda enfrentam um cenário desvantajoso e de subalternidade.
Políticas e incentivos são necessários para corrigir uma mentalidade social formada pela divisão sexual do trabalho, que tenta confinar mulheres no âmbito doméstico, principalmente em atividades não remuneradas, e cria obstáculos a sua inserção, como discriminações e disparidade salarial.
Segundo pesquisa do IBGE, as advogadas recebem 23,3% menos do que seus colegas homens. Quando olhamos para profissionais negras, a disparidade é ainda maior: 36,7%.
Além de receberem menos e trabalharem mais, afinal a população feminina também dedica 21,4 horas semanais ao trabalho doméstico não remunerado, essas profissionais ainda enfrentam a baixa representatividade em cargos de liderança, ocupando, de acordo com pesquisa realizada pela Women in Law Mentoring Brazil, menos de 35% das posições.
Outro dado alarmante, divulgado pela Análise Advocacia Diversidade e Inclusão, é que o percentual de vagas em escritórios destinadas a grupos específicos, ou seja, minorizados, não chega a 5% do total.
Promove Mulheres Advogadas
Para conceder a certificação anual, o “Promove Mulheres Advogadas” avalia a contratação e a ascensão da carreira feminina dentro dos escritórios e a criação de estratégias que garantam e direitos e bem-estar no ambiente de trabalho, como atenção a dupla jornada, licença parental, incentivos financeiros e capacitação.
O selo, que agrega valor aos negócios jurídicos, é dividido em quatro categorias:
- Bronze, destinado a sociedades de advogados que atingirem 60% dos requisitos exigidos;
- Prata, para as bancas que cumprirem 80% dos requisitos;
- Ouro, aos escritórios que alcançarem 100% da pontuação;
- Diamante, para aqueles que cumprirem 100% dos requisitos por 12 meses consecutivos.
Com o programa, o mercado avança no combate a uma cultura que, a partir de construções preconceituosas e discriminatórias, qualifica o trabalho de homens e mulheres de formas distintas.
Tem dúvidas? Escreva para contato@letsmarketing.com.br.