LLMs, LAMs e a Revolução da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é, sem dúvida, hoje, uma força revolucionária quando o assunto é inovação e tecnologia. Entre as mais variadas discussões sobre a temática, destacamos a necessidade de sua regulação e importância do seu uso ético e responsável. Além disso, citamos também duas de suas aplicações, conhecidas como Modelos de Ação (LAMs) e Modelos de Linguagem (LLMs).
Por Yasmin Brandão da LETS Marketing
Large Language Model (LLM)
Os LLMs, ou Modelos de Linguagem de Grande Escala, são sistemas de Inteligência Artificial que dominam a arte da linguagem, a partir do treinamento massivo. Entre suas atuações estão tradução, resumo de texto, criação de conteúdo etc. Esses modelos operam como redes neurais complexas, aprendendo padrões e relações entre palavras e frases. Ao analisar milhões de exemplos, eles desenvolvem a capacidade de prever a próxima palavra em uma sequência, construir frases gramaticais e produzir textos coesos e coerentes.
Ainda em desenvolvimento no Brasil, os LLMs já demonstram grande potencial para transformar diversas áreas. Entre os softwares que representam seu uso, podemos citar o ChatGPT, Gemini e LaMDA. Na medida em que a tecnologia se aprimora e os desafios são superados, o que se pode esperar é um cenário onde esses modelos serão ferramentas essenciais para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país e do mundo.
Large Action Models (LAMs)
Após o domínio da linguagem com os LLMs, a Inteligência Artificial avança para um novo território: os Modelos de Ação de Grande Escala (LAMs). Treinados em conjuntos de dados massivos de código e demonstrações visuais, os LAMs aprendem a realizar tarefas complexas no mundo real, abrindo caminho para uma nova era de automação e interação com as máquinas. Eles nada mais são do que modelos capazes de compreender qualquer tipo de interface de usuário e navegar por ela como um ser humano.
Para esse tipo de modelo temos exemplos que antes pareciam muito distantes, como carros autônomos, robótica e aplicação em videogames. Eles representam, então, um salto significativo na Inteligência Artificial, com potencial para revolucionar diversos setores da sociedade.
Diferentes modelos, mesmo cenário
Os LLMs e LAMs, apesar de suas diferenças, não operam em universos separados. A convergência dessas tecnologias abre um leque de possibilidades ainda mais amplo. Imagine chatbots com a fluência de um LLM interagindo com o mundo físico através de um LAM, ou robôs controlados por LAMs se comunicando com humanos de forma natural e intuitiva através de um LLM. As aplicações para essa convergência de inteligências são ilimitadas, abrangendo desde a educação e saúde até a indústria e o comércio.