É notável a força com que a enxurrada de pedidos de suporte em ações de marketing têm emergido nos últimos tempos. Esse fato é constatado por uma grande parcela dos profissionais da área com quem temos contato.
Vemos, principalmente, que as empresas em fase de lançamento ou de consolidação no mercado estão buscando auxílio em marketing com o intuito de expor sua marca aos seus potenciais clientes ou para manter fiel o público que sustenta o negócio. Obviamente, o porte da empresa influencia bastante no método de contratação desses serviços, mas a principal intenção desses empresários é crescer (ou continuar crescendo) em meio a uma série de adversidades, cada vez mais presentes na rotina do negócio.
Empresas grandes e pequenas utilizam estratégias diferentes
As maiores ou mais maduras, já entendem a necessidade de destinar parte de sua receita para essas ações, que englobam, desde a implantação de processos para comunicação mercadológica, até a estruturação de estratégias destinadas ao entendimento aprofundado de seus clientes.
No caso das micro e pequenas empresas, a estruturação de técnicas de marketing tem sido encarada como um aprimoramento das atividades comerciais e mais uma etapa na expansão dos negócios. Sem isso, perde-se oportunidades de vendas.
A diferença, óbvia de um certo ponto, mas importante na evolução dos negócios, é basicamente no método de contratação de profissionais de marketing, já que as grandes empresas, além de, eventualmente, demandarem a contratação de consultorias especializadas, montam uma estrutura interna visando o constante entendimento do mercado e ações rápidas de comunicação.
As menores, também buscam auxílio profissional, mas de uma forma mais esporádica e pontual, de acordo com a necessidade enxergada, geralmente, pelos donos do negócio.
O crescente interesse por parte desse segundo grupo remete ao momento econômico do país, mas, não só isso, também às mudanças na concorrência que tende a ser mais agressiva em ações de divulgação, promoção e captação de novos clientes – que, com um poder de compra cada vez mais restrito, precisam ser cativados de formas mais convincentes. Já não basta ter um produto ou serviço de sucesso. É preciso saber o que fazer com eles e destacá-los dos demais.
Ainda sobre as empresas de menor porte, a estrutura não justifica a formulação de uma equipe interna especializada em marketing e, por esse motivo, a escolha de um parceiro externo e o investimento constante em iniciativas dessa natureza, são estratégias essenciais para vender mais e ser mais competitiva.
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