Instagram como ferramenta de Comunicação Interna
Desde 2020, com o início da pandemia, o mundo precisou se transformar em múltiplos âmbitos, mas, principalmente, ao digital. O modo de trabalhar, estudar e se comunicar mudou: adotamos o home office como rotina e aderimos a muitas plataformas digitais até então pouco conhecidas – e outras tantas desconhecidas.
Por Isabelle Brandão e Gabriel Duarte
Nesse caminho, a Comunicação Interna (CI) também vivenciou um processo de mutação: repleto de desafios e incertezas. Como manter a comunicação com a equipe de forma assertiva? Como refazer as estratégias? Por onde começar? Como seguir?
Frente a este cenário muitas plataformas se tornaram canais bastante usuais para as empresas: como Meet, Microsoft Teams, Zoom, Slack, entre outros. E, nessa linha, o Instagram, como rede social informal, mas com alto poder de comunicação e interação, se popularizou como ferramenta de CI.
E quanto à efetividade da ferramenta?
Ao realizar este questionamento, surgem diversos pontos a serem avaliados:
- O Instagram, hoje, é a rede social que mais cresce no Brasil, com 122 milhões de usuários segundo o DataReportal, mas é importante entender quem é seu público-alvo e se ele está presente nesta rede;
- Não é possível segmentar conteúdos para suas equipes, como comunicados apenas à gestão ou à equipe operacional;
- A rede permite interação imediata com curtidas, comentários e compartilhamentos – gerando maior alcance do conteúdo, o que pode resultar em uma oportunidade para as estratégias de Employer Branding (marca empregadora);
- Não oferece uma organização de dashboards com indicadores segmentados e acompanhamento de histórico de adesão, leitura e engajamento. Para conseguir essa visão mais ampliada, você precisará adotar ferramentas que apoiarão nisso;
- Para atividades de social media é comum encontrar dificuldades para otimizar alcance e atingir o público-alvo, devido aos algoritmos do Instagram. Ou seja, estas dificuldades também serão enfrentadas ao trazer a CI para este mundo. O conteúdo interno “disputará” com todas as demais contas seguidas pelo usuário, e corre o risco de ser entregue dias depois, ou sequer seja entregue, diminuindo exponencialmente a funcionalidade desta ferramenta.
Mas, afinal, é estratégico utilizar o Instagram como canal de Comunicação Interna?
Com a pandemia e os novos modelos de trabalho, a vida profissional invadiu o espaço do “lar”! Estamos o tempo todo conectados, até em momentos que deveriam ser de lazer, pois carregamos os smartphones. Será que vale a pena entrar em mais este contexto da vida privada?
Dependendo da forma como os profissionais utilizam o Instagram, torná-lo uma ferramenta corporativa, poderá gerar uma percepção negativa, quando “invadimos” o espaço de distração e entretenimento das pessoas. É por essa razão que a ação pode não ser efetiva, pois ainda que o profissional te siga nas redes, ele pode silenciar o perfil da empresa e não receber os conteúdos.
De todo modo, para começarmos a traçar qualquer estratégia, é importante avaliar se a empresa tem outros canais de comunicação interna. Quais são e como são gerenciados e percebidos hoje? Eles podem apoiar nesta função, muitas vezes de maneiras mais efetivas em comparação com o Instagram.
Quando isso estiver claro, o próximo passo é mapear a vocação de cada canal para definir de que forma o Instagram irá agregar e se irá agregar de fato. A grande questão do momento é: Como a rede irá complementar a estratégia de CI e/ou substituir outros canais?
Dependendo do propósito e tipo de conteúdo que será publicado neste canal, o aplicativo, inclusive, poderá ser configurado como conta privada e aceitar somente os funcionários. Mas, também neste caso, os demais pontos listados também precisarão ser considerados.
Frente a esses diversos cenários, nota-se que não há uma regra sobre qual caminho seguir, é fundamental avaliar, em conjunto, os objetivos da empresa e sua Comunicação Interna, em linha com o perfil dos seus profissionais, pois só assim será possível desenvolver uma estratégia assertiva.
E aí, você utilizaria o Instagram como ferramenta de CI?