Por Rafael Faria Gagliardi
Advogados procuram profissionais para tocar ou para estruturar áreas de marketing em escritórios.
Como um profissional da área de marketing, tenho me dedicado, basicamente, a solucionar questões de processos e de estratégias para expor marcas e fazer com que empresas vendam mais, entendendo a dinâmica de seus clientes.
Passei a maior parte de minha carreira atuando em uma grande consultoria multinacional e já circulei por institutos de pesquisas, editoras e outras empresas de bens de consumo.
Nos últimos três anos, passei a trabalhar com um escritório nacional de advocacia, um desafio inesperado, quando recebi a proposta em meados de 2014. A priori, desconhecia a estrutura instalada de marketing, assim como seus objetivos estratégicos, já que o ramo é balizado por uma série de prescrições – principalmente aquelas ditadas pelo Código de Ética da OAB e seu provimento nº 94/2000, referente ao uso de publicidade.
Minha constatação: de fato, é um ambiente muito rico para iniciativas da área de marketing. Um mercado com potencial quase inexplorado por parte de seus gestores e até pelos profissionais alocados no time interno.
A administração do negócio
Até hoje, comparo marketing em escritórios de advocacias com o marketing de consultorias empresarias, com uma diferença nada sutil em seu nível de maturidade e na aceitação de intervenções no negócio por parte dos sócios. Há, em escritórios, uma separação enorme entre as áreas de negócio (advogados) e às administrativas (não advogados) e isso gera uma lacuna de planejamento estratégico, algo fundamental para nortear decisões com efeito na imagem e na abrangência da instituição.
Mas, assim como, nem tudo são flores e nem tudo são espinhos, é notável a crescente procura por profissionais especializados para tocar ou para estruturar áreas de marketing dentro de escritórios.
Os grandes players, que já possuem há muitos anos a área implantada, acabam até fornecendo a mão-de-obra para os escritórios menores, já que existe uma escassez de pessoas experientes no ramo e com capacidade técnica de gerenciar múltiplos processos no escritório.
Felizmente, há uma clara sinalização de que as ações de marketing têm conquistado sua notoriedade no meio jurídico, assim como ocorreu com as consultorias empresariais no passado, pois o mercado que cresce, inevitavelmente se torna mais competitivo.
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