Por Isadora Camargo, da LETS Marketing
Cada vez mais, os buscadores digitais têm mostrado podcasts como resultados de pesquisas temáticas. Se um usuário pergunta ao Google: o que é a Reforma Tributária no país, um podcast será indicado como referência informacional no tema. Evidência deste aumento é também o dado de que as buscas pelo termo podcast cresceram 43% no país em 2022, segundo a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod).
Outro estudo, desta vez da Mídia Market, mostra o Brasil no terceiro lugar do pódio dos países que mais ouvem o formato no mundo, atrás apenas da Suécia e da Irlanda. São mais de 30 milhões de usuários ouvindo podcasts nas plataformas digitais. Seria a era dos dados e do áudio?
Isso acontece porque este formato tem se mostrado promissor, especialmente porque consumir conteúdo em áudio também é possibilitar que o ouvinte possa fazer duas tarefas ao mesmo tempo, alimentando a chamada “economia da atenção”. A vantagem é o cardápio de opções. O momento é para explorar esta oportunidade de interação sonora.
A ABPod, ainda, evidencia que os principais momentos de consumo são os “tempos mortos” de produtividade, como deslocamentos no trânsito ou durante a realização das atividades domésticas. Outra oportunidade é que 62% dos ouvintes brasileiros preferem conteúdos nacionais, o que facilita a disseminação de temas mais profundos e técnicos de um lado, enquanto do outro, assuntos mais leves e de entretenimento.
A “listener experience” (experiência do ouvinte) é o primeiro passo para desenvolver técnicas de aprimoramento do formato, estruturando roteiros, tempo de duração e mapeamento de quem são os públicos-alvo.
Entrevistas, narrativas e resumos do dia também aparecem como preferidos nas pesquisas do Spotify no Brasil. Em 2022, o gênero justiça e legislativo teve aumento entre os 20.000 podcasts produzidos no país.
Para isso, além dos podcasts documentais, de mesa-redonda ou entrevista, nota-se um crescimento dos “microcasts”, episódios de até 10 minutos que são individuais e não necessariamente estão organizados em uma série temática. Pela dinamicidade, é o formato que têm mais agradado aos amantes de conteúdo em áudio.
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