Mais potente que filtros? A tendência mostra relações entre tecnologia e produções visuais
Lançado em 2016, o aplicativo Lensa, editor de fotos para celular, se tornou uma febre na internet nos últimos dias e alcançou a marca de maior número de downloads nesta terça-feira (29). O app chamou a atenção do público por transformar fotos reais em avatares novos por meio do recurso de inteligência artificial.
O usuário precisa fazer o upload de algumas selfies e esperar cerca de 20 minutos para que o aplicativo retorne com o resultado. O software é capaz de gerar 50 novos avatares com a imagem da pessoa que enviou seus retratos.
De um lado, uma tendência em formatos visuais e do design no modo “tech”, de outro a proposta de avatares hiper-realistas para habitar espaços virtuais como o Metaverso.
Oportuno destacar que, como qualquer tecnologia de IA, a captura de dados para armazenamento é uma das condições de uso. Catalogar informações visuais para que o app se aproxime cada vez mais dos fenótipos reais, no entanto, é uma das principais limitações do Lensa, justamente porque ter o mapa de etnias e raças para “entregar” um resultado próximo da realidade é bastante complexo.
Pode-se chamar o fenômeno de dismorfia digital, termo usado por especialistas desde 2018 devido aos filtros lançados na rede Snapchat. Filtros que são outras tecnologias de mudança da face utilizada no Instagram. Com as novas possibilidades do mercado digital, como é o Metaverso, prevê-se um futuro de muitos avatares e conexões imersivas, mas para isso a tecnologia terá de aprimorar a diversidade fenotípica para que as pessoas, também, se sintam representadas por estes avatares e possam ter experiências de profundidade em redes virtuais mais assertivas.
Além disso, o Lensa só consegue gerar avatares com estilos previamente definidos, no entanto, um designer pode utilizar recursos similares para criar referências de primeiros caminhos visuais, por exemplo.
O app, ainda, cobra pela utilização. Disponível para os sistemas iOS e Android, os recursos disponíveis da tecnologia de IA custam 22,90.