Por Douglas Teixeira Costa
O Google Analytics é uma ferramenta essencial para acompanhar e analisar o desempenho de um site, entender o comportamento dos visitantes e ter acesso a informações importantes que possam agregar em uma estratégia de marketing efetiva. Agora, com o Google Analytics 4 (GA4), algumas mudanças e recursos adicionais podem ajudar a aprimorar ainda mais a análise de dados.
Mas o que isso significa para o seu escritório? Vamos explicar de forma clara e objetiva.!
1. Novo modelo de dados: O Google Analytics 4 adota um novo modelo de dados baseado em eventos (no lugar de sessões e visualizaões de páginas), permitindo uma visão mais abrangente das interações dos usuários em seu site. Isso significa que você terá acesso a informações mais detalhadas sobre como os visitantes se envolvem com seu conteúdo e quais ações eles realizam.
2. Funis de conversão: Agora, é possível visualizar os funis de conversão de forma mais intuitiva, compreendendo melhor o caminho que os usuários percorrem até a conversão desejada. Isso é muito útil para identificar oportunidades de otimização em seu site e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão.
3. Métricas e segmentação avançadas: O Google Analytics 4 oferece métricas e segmentação mais avançadas, permitindo que você tenha acesso a informações sobre seu público-alvo. Compreender quem são seus visitantes, de onde vêm e como interagem com seu site é fundamental para criar uma estratégia de marketing mais efetiva. A nova versão incorpora ainda recursos de inteligência artificial, a fim de fornecer insights mais relevantes.
4. Integração com o Google Ads: Se você utiliza o Google Ads para divulgar os serviços do seu escritório, ficará feliz em saber que o Google Analytics 4 oferece uma integração mais aprimorada com a ferramenta. Isso significa que você poderá monitorar e otimizar suas campanhas com mais precisão, identificando quais anúncios e palavras-chaves geram melhores resultados.
Essas são apenas algumas das novidades que o Google Analytics 4 traz para ajudar você a aperfeiçoar suas estratégias de marketing digital. Você pode acessar o site do Google e ter acesso a mais informações através por meio deste link: https://support.google.com/analytics/answer/11198161?hl=pt-br
Migrar para o Google Analytics 4 é fundamental para manutenção de dados do seu site
É importante lembrar que a partir de 1º de julho de 2023, as propriedades padrão do Universal Analytics (versão anterior ao GA4) não processarão mais os dados, embora os relatórios existentes ainda estejam acessíveis por algum tempo. Apenas as propriedades do Google Analytics 4 receberão os novos dados transmitidos. Essa mudança marca um momento significativo na evolução do Google Analytics, incentivando os usuários a adotarem e utilizarem a versão mais recente.
Por isso, é essencial realizar a migração do Google Universal Analytics para o GA4 o quanto antes, a fim de evitar a perda de dados importantes. Aqui na LETS Marketing, estamos dedicados a realizar a migração para o GA4 de todos os nossos clientes, garantindo que continuem coletando dados para impulsionar e evoluir suas estratégias de marketing.
Tem dúvidas? Escreva para contato@letsmarketing.com.br.