A rede social voltada a relacionamentos profissionais iniciou testes com a Inteligência Artificial para otimizar a experiência de seus usuários
Seguindo a mesma evolução do WhatsApp, recentemente, o LinkedIn iniciou o período de testes para incorporação do ChatGPT, bot de Inteligência Artificial generativa, em sua plataforma. A ideia é criar experiências mais rápidas e práticas para usuários.
Entre as competências da implementação tecnológica, estão a descrição e otimização de perfis. Ou seja, a IA é capaz de processar dados e informações curriculares, bem como ler habilidades, especialidades e experiências, para preencher os campos da página, construindo bios mais completas e elaboradas.
O recurso, disponível, por enquanto, apenas para assinantes do LinkedIn Premium, também foi pensado para facilitar o dia a dia corporativo, principalmente de recrutadores, uma vez que computa e converte informações básicas sobre os cargos disponíveis em descritivos mais elaborados e atrativos para anúncio de vagas. O objetivo, aqui, é contribuir com a celeridade e assertividade de processos seletivos, melhorando a experiência empresarial dentro da rede.
Outra funcionalidade é o emprego da AI no desenvolvimento de artigos colaborativos, em que robôs geram sugestões temáticas para serem aprofundadas por especialistas, movimentando diálogos relevantes e interessantes.
A tecnologia, que, portanto, escaneia páginas do LinkedIn e propõe sugestões e ideias para melhorar a performance de usuários, já era esperada. Isto porque a plataforma é, desde 2016, um produto da Microsoft, empresa com enormes investimentos na OpenAI, criadora do ChatGPT.
Além disso, a rede social conta, há alguns anos, com o uso de AI em outras funcionalidades, como para análise de currículos, por meio de palavras-chaves, e indicação de candidatos compatíveis com as vagas em aberto.
A novidade, que deve aumentar a eficiência da plataforma e economizar o tempo dos seus usuários, apresenta, por hora, uma única ressalva: é recomendável a revisão e edição dos textos gerados pela inteligência, assegurando conteúdos alinhados ao estilo de profissionais e marcas.
Tem dúvidas? Escreva para contato@letsmarketing.com.br.