OAB-SP promove curso para simplificar a linguagem jurídica, estimulando textos mais curtos e acessíveis
Entre esta e a próxima semana, nos dias 15 (quinta-feira), 20 (terça-feira) e 22 (quinta-feira) de junho, às 19 horas, a Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo realizará o curso, on-line e gratuito, “Escrever Direito: Escrita Criativa para Advocacia”.
O objetivo da iniciativa, composta por seis aulas, é descomplicar a comunicação jurídica por meio de técnicas difundidas e padronizadas em diversos países, como Estados Unidos, Austrália e Portugal, que investem em textos mais acessíveis e dinâmicos.
De acordo com os ministrantes do curso, a advogada Ivy Farias e o especialista em Comunicação Digital, Marcio Caparica, um dos pontos centrais é ensinar participantes a organizar informações com lógica e coesão, ou seja, de forma simples e objetiva, evitando conteúdos muito extensos e recheados de tecnicismo, ou o famoso “juridiquês”.
Organizado pela Escola Superior de Advocacia da OAB-SP (ESA), o projeto, que mira na construção textual de sentenças, agravos, petições, artigos de opinião e postagens para as redes sociais, propõe adequação à Lei de Linguagem Simples, destacando a necessidade de que conteúdos jurídicos possam ser consumidos de modo facilitado pela população nacional. Afinal, se o Poder emana do povo, como prega a Constituição Federal, seus mecanismos e aparatos devem ser de fácil entendimento, levando ao cidadão brasileiro conhecimento acessível e apoiado em boas práticas, contribuindo, também, para o desenvolvimento da própria cidadania.
Vale lembrar que as inscrições já estão encerradas.
Tem dúvidas? Escreva para contato@letsmarketing.com.br.