Growth Marketing
Os escritórios de advocacia no Brasil enfrentam, historicamente, uma série de desafios quando se trata de crescimento e conquista de novos clientes. Com o aumento constante da concorrência, pode ser difícil para os escritórios se destacarem e se diferenciarem.
Por Douglas Costa e Willian Fernandes
Esse cenário competitivo tornou-se ainda mais acirrado, e ao mesmo tempo frutífero em oportunidades, nos últimos dois anos. Em 2021, o novo normativo para publicidade e informação na advocacia, o Provimento 205/2021, admitiu o uso de anúncios pagos em plataformas digitais, na esfera de marketing de conteúdo.
Cultivou-se um terreno fértil para Growth Marketing, a partir daí, que tem mudado tudo o que se entendia por marketing no mercado jurídico até pouco tempo atrás.
Nem todos os escritórios entenderam essa mudança.
Quem entendeu, tem saído à frente sobretudo na geração de oportunidades no ambiente digital. Por isso, recomendamos fortemente que gestores das sociedades de advogados, sejam full-service, abrangentes ou especializados, dedicados ao B2B ou às pessoas físicas, olhem para esse assunto com muita atenção.
O que é o growth marketing?
Growth marketing, conhecido também como Growth Hacking, é uma abordagem de marketing baseada em dados. Concentra-se na identificação e exploração de oportunidades de crescimento. Envolve testes e repetições de várias táticas de marketing para encontrar o que funciona melhor para um determinado negócio. Os profissionais de Growth Marketing estão constantemente buscando novas maneiras de adquirir e reter clientes e usam uma variedade de táticas para fazer isso, incluindo marketing de conteúdo, marketing de mídia social, marketing por e-mail, otimização de mecanismo de busca (SEO) tráfego pago e entre outros.
Existem várias razões pelas quais os escritórios de advocacia no Brasil devem considerar a incorporação do Growth marketing em suas estratégias de marketing.
Growth marketing é a melhor tática para ampliação de alcance de marca
Em primeiro lugar, o marketing de crescimento pode ajudar os escritórios de advocacia a alcançar um público mais amplo. Ao usar táticas como SEO, Google Ads e impulsionamento em redes sociais e até mesmo plataformas de streaming, os escritórios de advocacia podem aumentar sua visibilidade online e atrair clientes em potencial que talvez nunca tenham ouvido falar deles. O marketing de crescimento também pode ajudar os escritórios de advocacia a entender melhor seu público-alvo, permitindo-lhes adaptar seus esforços de marketing às necessidades e interesses específicos de seus clientes em potencial.
Reflita: do que adianta postar um volume grandes de posts no LinkedIn ou no Meta (facebook e Instagram), se eles vão ser vistos quase sempre pelas mesmas pessoas? A evolução dessa estratégia passa necessariamente pela evolução do marketing digital, a partir de uma mentalidade de growth.
Marketing tangível no escritório de advocacia
Outro benefício do Growth marketing é que ele permite que os escritórios de advocacia rastreiem e meçam a eficácia de seus esforços de marketing. Com o uso de ferramentas como o Google Analytics, os escritórios podem ver exatamente o desempenho de suas campanhas de marketing e fazer os ajustes necessários, identificando oportunidades. Essa abordagem baseada em dados garante que os escritórios de advocacia obtenham o máximo retorno sobre seus investimentos em marketing e gerem relatórios analíticos ideais para avaliar a performance de práticas jurídicas específicas, de forma transparente para todo o conselho de administração do escritório.
O Growth marketing também pode ajudar os escritórios de advocacia a criar confiança com seus clientes em potencial. Ao fornecer conteúdo e recursos valiosos, os escritórios podem demonstrar sua experiência e se estabelecer como líderes de pensamento em seu setor. Isso pode ajudar a construir credibilidade e confiança com clientes em potencial, tornando-os mais propensos a escolher esse escritório em vez da concorrência.
Investimentos eficientes
Por fim, o Growth marketing pode ajudar os escritórios de advocacia a se manterem à frente em um mercado jurídico cada vez mais competitivo. Ao testar e repetir continuamente seus esforços de marketing, como os testes A/B, as sociedades podem identificar o que funciona e o que não funciona, permitindo que fiquem à frente da concorrência e fomentem um orçamento de marketing cada vez mais eficiente.
Desenhe a jornada do cliente e receba contatos
Com uma estratégia de growth marketing, o escritório de advocacia pode evoluir sua estratégia de conteúdo a ponto de otimizar, de forma ética e sustentável, seu ‘funil de desenvolvimento de clientes’, chamado de ‘funil de vendas’ em outras indústrias, criando campanhas voltadas não apenas ao aumento de influência, engajamento, alcance e tráfego, mas também à geração de leads – contatos qualitativos que têm interesse no serviço que seu escritório de advocacia presta, conectados a você com o apoio de plataformas como WhatsApp Business, Messenger e site.
Considere o growth marketing em seu escritório
Os escritórios de advocacia no Brasil devem considerar a incorporação do Growth marketing em suas estratégias de marketing para atingir um público mais amplo, acompanhar e medir a eficácia de seus esforços de marketing, gerar e mensurar leads, construir a confiança de clientes em potencial e ficar à frente da concorrência. Ao adotar essa abordagem de marketing baseada em dados, os escritórios de advocacia podem se posicionar para o sucesso em um mercado jurídico cada vez mais inovador e competitivo.