Diretório de Estudos e Pesquisas da LETS

Periodicamente, a LETS Marketing desenvolve pesquisas e análises do mercado jurídico, importantes para trazer luz a temas relevantes que impactam a vida de advogados, escritórios de advocacia e demais Operadores do Direito.

Mais que contribuir com esse setor em plena evolução, queremos compartilhar conhecimento e assumir um papel de protagonista na geração de conteúdo e dados, que podem ser aplicados de forma prática e objetiva.

Na falta de dados no mercado jurídico, nós os geramos.

Estudos recentes

Como Advogados Ganham Clientes

Outubro de 2024

O mercado jurídico brasileiro, embora vasto e competitivo, oferece oportunidades para escritórios de advocacia que buscam expandir sua base de clientes por meio de estratégias bem definidas e personalizadas.

A pesquisa “Como Advogados Ganham Clientes”, realizada pela LETS Marketing, apresenta um panorama de como escritórios e advogados estão lidando com a captação de novos clientes, quais canais são mais eficazes, e os principais desafios enfrentados.

Com base nas respostas de 30 escritórios, representando cerca de 1.500 advogados em todo o País, este conteúdo oferece uma análise detalhada dos resultados e das práticas que têm se mostrado eficientes no setor.

O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.

Inteligência Artificial no Setor Jurídico

Junho de 2024

A inteligência artificial pode substituir o papel do advogado no futuro? Ouvimos escritórios de advocacia de diferentes localizações do Brasil a respeito desse tema, em estudo realizado pela LETS Marketing.

A pesquisa inédita contou com a participação de 75 escritórios de advocacia, representando cerca de 4,7 mil advogados e levantou questões éticas e legais no uso da Inteligência Artificial (IA), ferramentas mais utilizadas, investimentos financeiros, impactos da adoção das novas tecnologias e áreas do Direito com maior potencial de transformação por meio da IA.

O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.

Spoiler Alert: Aproximadamente 83% dos participantes do estudo estão certos de que é necessário, entretanto, a regulamentação para lidar com os desafios éticos associados ao uso da IA no campo jurídico, o que ressalta uma preocupação significativa com as implicações da tecnologia. Isso indica um forte consenso sobre a importância de estruturar um quadro regulatório que possa orientar o desenvolvimento e o uso da IA no Direito.

Marketing jurídico nos grandes escritórios de advocacia

Julho de 2022

Estudo inédito da LETS Marketing identifica os principais assuntos e os canais digitais utilizados pelos maiores players do mercado jurídico.

O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.

2022 em palavras – Tendências do Mercado Jurídico

Março de 2022

O ano vai muito além de eleições no Brasil e da Copa do Mundo. 2022 mal começou e temos à frente menos de três centenas de dias para alavancar estratégias e gerar negócios.

Para isso, mapeamos os principais tópicos que devem gerar conversas e oportunidades de posicionamento para advogados e escritórios de advocacia.

Seus clientes e o mercado devem falar destes temas. Conheça e conte conosco para ir mais a fundo em cada uma das ‘buzzwords temáticas’ aqui apresentadas.

O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.

Metaverso no Mercado Jurídico

Fevereiro de 2022

Estudo realizado pela consultoria LETS Marketing, especializada em marketing jurídico, revela que 74% dos escritórios de advocacia respondentes esperam mudanças significativas no mercado jurídico devido ao advento do metaverso.

De acordo com os advogados que pretendem estar no metaverso, essa movimentação é vista como uma grande tendência do mercado e a intenção é não ficar fora – principalmente, se essa for uma demanda de clientes. Em resposta ao estudo em questão, o metaverso é apontado pelos respondentes como “uma tendência irreversível”, “questão de sobrevivência” e “o futuro da advocacia”.

“A desnecessidade de intermediários e a realização de negócios em ambiente descentralizado deve ser objeto de análise e estudo da comunidade jurídica”, aponta um dos respondentes.

Para outro advogado, “o metaverso naturalmente é uma forma de manter a confidencialidade de dados e o gerenciamento de informações jurídicas dos clientes”.

O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.

Mapa Jurídico Nacional

Junho de 2021

A pesquisa ‘Mapa Jurídico Nacional’ buscou compreender as iniciativas adotadas pelos escritórios de advocacia em meio a esse cenário de imprevisibilidade econômica causado pela pandemia da Covid-19.

Mais do que isso, o estudo, que contou com respondentes que atuam em todos os estados do Brasil, abordou as mudanças de comportamento nas ações de relacionamento com o mercado e os efeitos nas operações desses advogados e escritórios de advocacia.

A maioria dos respondentes revelou crescimento dos escritórios durante o período da pandemia. Também registramos, com dados, um mercado jurídico cada vez mais aberto aos investimentos em marketing.

O estudo contou com a participação de 70 respondentes, representando mais de 4.500 advogados atuantes em todos os estados do País.

O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.

O Impacto da Covid-19 nos Escritórios de Advocacia

Junho de 2020

LETS Marketing, consultoria para soluções completas de marketing jurídico e comunicação, em parceria com agência criativa Unitri Desgin, realizaram a pesquisa ‘O impacto da Covid-19 nos escritórios de advocacia’, a fim de compreender os efeitos da pandemia no mercado jurídico.

Entre os respondentes, 63% confirmam que a crise do coronavírus gerou impactos ‘negativos baixos’ (37%) ou ‘negativos altos (26%)’ em seus negócios. As respostas dos demais escritórios, ainda do ponto de vista de geração de demanda, se dividem entre ‘sem impacto’ (15%), ‘impacto positivo baixo’ (12%) e ‘impacto positivo alto’ (10%).

Participaram do estudo 75 escritórios de advocacia, representando 3.453 advogados.  As respostas foram coletadas entre os dias 27/05/2020 e 04/06/2020, abordando temas como expectativas do setor público, finanças, marketing, recursos humanos e tecnologia.

O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.

Vamos descobrir como podemos crescer juntos.

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