Google Ads e Advogados
Escritórios de advocacia têm entrado de cabeça no Google Ads, cada vez mais, desde que o Provimento 205/2021 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou em vigor.
Por Douglas Costa e Willian Fernandes
Entre as maiores powerhouses de M&A, as bancas especializadas em litígios trabalhistas ou as sociedades de Direito Empresarial, estão saindo à frente os escritórios que conseguiram evoluir suas estratégias de marketing ao utilizar o tráfego pago de forma ética e sustentável, aliando-o ao marketing de conteúdo relevante.
Ilustrando, se o seu escritório lança um novo site com alta tecnologia ou um podcast super produzido no Youtube, mas não prevê um orçamento específico para campanhas de Google Ads, isso pode ser comparado a uma Ferrari com pouco combustível e sem destino de viagem.
Vamos acelerar essa máquina?
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Não há um perfil específico de escritório de advocacia que possa se beneficiar mais do uso do Google Ads. Contudo, nem todos os tipos de campanha de ads atenderão aos objetivos dos escritórios de forma igual.
Para um advogado que atua com inventários, uma campanha de geração de leads pode ser ultra eficaz. Para quem assessora grandes investidores em leilões de infraestrutura, por outro lado, faria muito mais sentido uma campanha de ampliação de alcance e influência.
Encorajamos os escritórios de advocacia a conhecerem mais sobre as possibilidades de entender o Google como plataforma prioritária de marketing, na maioria das vezes de forma até mais importante que as redes sociais.
Aplicando essa mentalidade ao escritório, o Google Ads passa a ser um protagonista na estratégia de aproximar o escritório de novas oportunidades.
O que é Google Ads?
O Google Ads é uma plataforma de publicidade que pode ajudar organizações, como escritórios de advocacia, a alcançar novos clientes e expandir seus negócios. Ao criar anúncios relevantes e direcionados e escolher as palavras-chave e as geolocalizações certas, os escritórios de advocacia podem alcançar clientes em potencial que procuram serviços jurídicos on-line com eficiência.
Vantagens do Google Ads
Existem várias vantagens em usar o Google Ads para escritórios de advocacia no Brasil. Um dos principais benefícios é que permite que as empresas alcancem um grande público-alvo. O Google, cuja missão é organizar toda a informação do planeta, é o mecanismo de pesquisa mais popular que há e, com o Google Ads, os escritórios de advocacia podem alcançar pessoas que pesquisam ativamente por soluções para seus desafios jurídicos on-line.
Isso significa que as empresas podem direcionar seus anúncios para pessoas que já estão interessadas nos tipos de serviços que oferecem, aumentando as chances de atrair novos clientes.
Aqui estão algumas razões pelas quais os escritórios de advocacia devem considerar o uso do Google Ads:
- Alcance direcionado: o Google Ads permite segmentar seus anúncios para palavras-chave e dados demográficos específicos, para que você alcance as pessoas com maior probabilidade de se interessar por seus serviços.
- Resultados mensuráveis: o Google Ads fornece dados de desempenho detalhados para que você possa acompanhar a eficácia de suas campanhas e tomar decisões baseadas em dados sobre como alocar seu orçamento de marketing.
- Flexibilidade: o Google Ads permite ajustar facilmente suas campanhas e orçamento em tempo real, para que você possa otimizar seus anúncios para máxima eficácia.
- Custo-benefício: o Google Ads pode ser mais econômico do que outras formas de publicidade, incluindo as redes sociais, pois você só paga quando alguém clica em seu anúncio.
Concorrência
Os escritórios de advocacia enfrentam intensa concorrência, especialmente quando se trata de atrair novos clientes. Uma maneira de os escritórios de advocacia se destacarem da concorrência é usando o Google Ads.
Dessa forma, é possível posicionar um conteúdo na primeira página do Google ou do Youtube, ‘furando a fila’ dos resultados orgânicos de busca. Essa prática tem se tornado cada vez mais comum nos escritórios.
Como criar suas campanhas no Google Ads
Existem vários fatores importantes a serem considerados ao criar uma campanha do Google Ads para um escritório de advocacia. Primeiro, é importante determinar seu público-alvo. Quem são os clientes em potencial que você está tentando alcançar? Sua prática jurídica presta serviço para pessoas ou empresas? Que tipos de serviços jurídicos você está oferecendo? Em quais situações seu cliente precisa do advogado? Ao entender seu público-alvo, você pode criar anúncios que serão mais eficazes para alcançar e converter clientes em potencial.
Em seguida, você precisará escolher as palavras-chave certas para sua campanha. Palavras-chave são os termos e frases que as pessoas usam quando procuram serviços jurídicos. Exemplo: “advogado trabalhista” “advogado previdenciário” “advogado familiar” Esses são alguns exemplos de como as pessoas buscam por serviços jurídicos no Brasil.
Para uma estratégia ainda mais sofisticada, é importante considerar também que o contato em potencial pode descobrir a marca do seu escritório a partir de palavras-chave que não estão necessariamente ligadas a um serviço. Em muitas vezes, quem procura um termo no Google quer apenas aprender mais sobre um assunto. E esses casos também resguardam diversas oportunidades. Exemplo: ‘Como realizar um inventário’; ‘Cuidados ao investir em uma startup’; ‘Como aumentar a eficiência tributária da minha empresa’; etc.
Ao escolher as palavras-chave certas, você pode garantir que seus anúncios sejam exibidos para pessoas que pesquisam ativamente os tipos de conteúdo e serviço que você oferece. Você pode usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google para ajudá-lo a identificar palavras-chave relevantes para sua campanha.
Também é importante criar títulos de anúncio atrativos que chamem a atenção do público. Os títulos do anúncio devem descrever claramente as palavras-chave que seu potencial cliente pode utilizar. É importante também considerar o uso de extensões de anúncio, que são informações adicionais que podem ser adicionadas aos seus anúncios, como o número de telefone ou o endereço de sua empresa. As extensões de anúncio podem ajudar a aumentar a visibilidade e a credibilidade de seus anúncios.
Além de criar um título de anúncio eficaz, é importante otimizar suas landing pages (são páginas web que o usuário é direcionado através do anúncio) para gerar mais conversões. Suas landing pages devem fornecer mais informações sobre seu escritório e os serviços jurídicos que você oferece, e devem incluir uma chamada para ação clara que incentive os clientes em potencial a entrar em contato.
Também é uma boa ideia acompanhar e analisar o desempenho de sua campanha do Google Ads usando ferramentas como o Google Analytics, você pode ver quantas pessoas estão clicando em seus anúncios, visitando seu site e convertendo em clientes. Esses dados podem ajudar você a entender o que está funcionando e o que não está, além de permitir que você faça ajustes em sua campanha para melhorar seu desempenho.
Em 2023, será mais importante do que nunca que os escritórios de advocacia no Brasil usem o Google Ads. Isso ocorre porque a internet continuará a desempenhar um papel significativo na forma como as pessoas encontram e escolhem serviços jurídicos, com cada vez mais pessoas recorrendo à web para pesquisar e comparar escritórios de advocacia.
Ter uma forte presença online por meio do Google Ads será essencial para atrair novos clientes.