Novidades do Instagram
Em janeiro, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, divulgou um vídeo comunicando as novidades que a plataforma começará a apresentar ao público durante 2022. Na ocasião, Adam surpreendeu dizendo que os usuários poderão selecionar três opções diferentes de feed, ganhando, pela primeira vez, o poder de escolher a ordem que as fotos e vídeos chegarão às timelines.
Os três modelos começam a valer nesta quarta-feira (23) e possuem comportamentos diferentes de acordo com a personalização de conteúdo definida pelo usuário. São eles:
- Seguindo: Apenas as postagens de pessoas que o usuário segue aparecerão na timeline em ordem cronológica. Sim, ela voltou!
- Favoritos: Mostrará as publicações das contas que o usuário selecionar para o grupo de preferências, também em ordem cronológica;
- Feed Inicial: O feed apresentará as postagens de contas que o usuário segue ou não, dessa vez, guiado pelo algoritmo do Instagram, como o modelo atual.
O CEO ressalta a importância de ter um feed cronológico para, em suas palavras, “que seja possível, caso interesse, ver rapidamente as postagens recentes dos perfis que vocês seguem.”
Quais os impactos dessas mudanças?
Pela primeira vez, o usuário terá o poder de escolher a ordem em que fotos e vídeos aparecerão nas próprias timelines. Ou seja, os usuários assíduos a determinadas páginas consumirão esses conteúdos de forma mais rápida e instantânea.
Para o consultor e líder de redes sociais, Luiz Fernando Fantin, “esse formato possibilita a criação de um storytelling mais bem definido e sem o cruzamento de informações, como a existência de um post aleatório, tirando a sequência da história publicada. O desafio maior do formato cronológico é ter a certeza de que seu grupo cativo habilitou o modo ‘favoritos’ para que o raciocínio da campanha não se perca. Juntar as possibilidades do cronológico e do aleatório é o ‘x’ da questão nessa nova funcionalidade”.
A primeira coisa que devemos pensar é no formato do conteúdo que queremos apresentar, depois entender sobre a mensagem e, por último, a efetividade. Quando falamos sobre feed, esperamos o resultado de conteúdo orgânicos, ou seja, sem números estrondosos, como os conteúdos pagos. Buscamos estabelecer comunicação a quem é target cativo, sem investimento.
Os horários de postagens passarão a ter maior peso, pois a validade do conteúdo pode ser menor. Ou, em outro caso, podemos falar de conteúdos emergenciais e quentes, que durarão pouco tempo na mídia. Surfar essa onda é importante.
Com ônus e bônus das novidades do Instagram, ganhará força quem tiver o melhor conteúdo.
Para sair na frente, invista em materiais que conversem com seu público-alvo. Assertividade é a palavra da vez.