Por Caio Morilha e Isadora Camargo, da LETS Marketing
Atualmente, a produção de conteúdo é base do relacionamento entre um escritório de advocacia e o ecossistema de stakeholders (clientes, pares, parceiros). Contudo, apenas produzir bons conteúdos não é garantia de sucesso, mas abre um leque de novas oportunidades. Quando um escritório investe em produção de conteúdo, torna-se evidente a valorização da marca, a autoridade e a legitimidade no tema. A consequência? Engajamento e impulso no desenvolvimento de inteligência e negócios.
O marketing de conteúdo, portanto, envolve estratégias de criação, produção, pluralidade de vozes e direcionamento a diferentes públicos. Por meio dele, se estrutura calendários editoriais, planos de ação para criação de textos e outros formatos atrativos para argumentar sobre um assunto e, sobretudo, indicar impactos práticos para o dia a dia do cliente que é, ao mesmo tempo, audiência fiel.
Perseguir a jornada do público é criar elos para gerar conteúdos que complementem esta jornada
Antes de produzir algum tipo de conteúdo, é fundamental que seja feita uma organização e que todas as ideias estejam atreladas em um planejamento. O primeiro passo é definir quais são os objetivos, metas e táticas. O fortalecimento da marca na internet pode ser um deles, mas é possível estabelecer outros propósitos como a geração de leads, aumento do tráfego de um site, interação em uma rede social e, principalmente, atração para fechar negócios.
Uma produção de conteúdo robusta e eficiente precisa, antes de tudo, de uma estratégia de marketing bem implantada para que se alcance resultados. Para isso, monitorar o público fidelizado e aquele que chega organicamente auxilia na seleção de pautas factuais ou frias, isto é, que não têm um prazo de validade, mas são igualmente importantes para o debate.
As redes sociais, atualmente, desempenham um papel fundamental, pois são elas que conectam o leitor ao escritório. Um conteúdo de qualidade e bem produzido, mais do que informar ou trazer credibilidade, incentiva seus seguidores a realizarem alguma ação, seja pelo contato “inbox” ou telefonema.
Produzir conteúdo diverso e causal, isto é, aquele que reflete a agenda pública, é uma forma de estar presente em diversas cadeias de interação. A influência informacional garante geração de interesse, afinal, as pessoas utilizam os buscadores para “perguntar” sobre temas diversos. Ter a estratégia de responder estas perguntas indiretamente é o primeiro passo para construir conteúdos fortes, replicáveis e rastreáveis. Otimização e uso de palavras-chave se tornam infalíveis para a construção de informações que têm duplo foco: informar e desenvolver inteligência de negócios.