A importância do Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e corresponde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer.
Existem vários tipos de câncer de mama e alguns evoluem de forma rápida, já outros, não. Entretanto, uma boa parte dos casos tem bom prognóstico quando diagnosticado em fase inicial e não podemos deixar de lado métodos de controle dos fatores de risco e o monitoramento constante junto a um profissional da área de saúde.
Quais são os principais sintomas do câncer de mama?
O câncer de mama quando está em estágio inicial costuma ser uma doença silenciosa, sem manifestações clínicas. Quando se torna perceptível, pode se manifestar através de nódulo endurecido palpável (doloroso ou não) na mama ou axila, alteração de pele (aspecto de casca de laranja) ou saída de secreção do mamilo.
Quando devo procurar auxílio médico?
Preferencialmente deve procurar anualmente para realização de exame físico e exames de imagem de acordo com a sua idade. E claro, procurar com urgência caso perceba qualquer alteração em suas mamas.
É possível prevenir o câncer de mama?
Sim, é possível reduzir risco para a doença ao adotar um estilo de vida saudável, amamentar e visitar regularmente seu médico.
Quais são os principais fatores de risco comportamentais?
Sobrepeso, obesidade, sedentarismo e ingesta de bebida alcoólica estão entre os principais fatores de risco comportamentais para o câncer de mama.
Como profissional de saúde, quais dicas você daria para as suas pacientes?
Incentivo que elas sigam um estilo de vida saudável, por meio de uma alimentação equilibrada, prática de atividade física prazerosa, uso de ferramentas para gerenciamento de estresse e melhora do sono para uma melhora global na qualidade de vida e prevenção de doenças em geral. Além disso, recomendo que venham me visitar regularmente para o exame clínico e orientação quanto a exames de imagem.
A partir dos 40 anos, todas as mulheres devem realizar a mamografia anualmente, pois é um exame que salva vidas, já que detecta precocemente a doença e permite melhores taxas de sucesso no tratamento.
Já mulheres que fazem parte do grupo de alto risco para a doença, devem iniciar antes o rastreamento.
Em sua opinião, por que a campanha do Outubro Rosa continua sendo relevante?
O câncer de mama é o câncer mais frequente e o que mais mata mulheres no mundo todo, então merece todos os holofotes para que seja realizada uma prevenção adequada e diagnóstico precoce.
Dra Lívia Franzini é formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 2008, especializada em Ginecologia e Obstetrícia pela PUC-SP e Mastologia pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Mastologia.