O planejamento estratégico de marketing é uma ferramenta de gestão de negócios que deve ser usada regularmente para quem já possui uma empresa ou para quem pretende empreender, pois auxilia gestores a se adaptarem às mudanças do mercado, preverem tendências, terem vantagem perante concorrentes e, claro, continuarem crescendo.
Esse artigo tem o intuito de mostrar a importância desse planejamento estratégico e auxiliar a criação de planos consistente para que empresas não naveguem sem rumo e sem os devidos equipamentos.
Inclusive, destacamos que, mais importante do que elaborar um planejamento de marketing, é tirá-lo do papel, algo que, de maneira geral, grande parte dos empresários não o faz, tornando essa prática um diferencial competitivo para sua organização. A melhor estratégia é sempre aquela que é colocada em prática!
Lembramos que, por definição, o planejamento é um exercício contínuo que leva à elaboração de um plano. É um conjunto de atividades destinadas a alcançar um estado futuro desejado.
Os objetivos fixados para a empresa após esse exercício devem ser desafiadores, mas, ao mesmo tempo, alcançáveis, compatíveis com o porte, o setor de atuação e o histórico da organização, para que o acompanhamento dos resultados esperados sejam mensuráveis e realistas.
Precisamos de um planejamento estratégico de marketing?
Sua empresa não pode parar no tempo e não perceber as mudanças que ocorrem no mercado que atua. Esse é um fator que prejudica grande parte das companhias do Brasil – ou você se adapta às mudanças, ou elas te derrubam.
A concorrência, a tecnologia, os fatores econômicos, o perfil de consumo da população e uma série de outros fatores internos e externos à empresa estão em constante transformação. E é essa postura que você deve adotar para garantir sua continuidade e maximizar seus lucros.
Componentes do processo de planejamento
Etapa 1 – Levantamento de informações e análise das informações
- Informações internas
- Informações sobre o mercado
- Informações sobre a concorrência
- Informações sobre o macroambiente
Etapa 2 – Resultados das análises
- Fatores-chaves de sucesso
- Potencialidades e vulnerabilidades
- Oportunidades e ameaças
- Vantagens e desvantagens competitivas
- Cenários e prognósticos
- Previsões
Etapa 3 – Objetivos, metas e estratégias
- Objetivos e metas
- Estratégias competitivas
- Estratégias de mercado
- Estratégias de produto
- Estratégias de preço
- Estratégias de distribuição
- Estratégias de comunicação
- Estratégias de vendas
Etapa 4 – Decisões e ações
- Produto
- Preço
- Promoção
- Ponto de venda
Etapa 5 – Plano de marketing
- Público-alvo
- Plano para o produto
- Plano para o preço
- Plano de distribuição
- Plano de comunicação
- Plano de vendas
- Meios
- Responsabilidades
- Cronograma
- Controles
Em suma, o plano elaborado com base nesses componentes deve, também, trazer respostas objetivas e concretas para as perguntas:
- Como estamos?
- Onde queremos chegar?
- Como chegaremos lá?
- Quais os motivos de querer chegar lá?
“O futuro não está à nossa frente. Ele já aconteceu.” (Kotler, 2000, pg.23)
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