Newsletter do LinkedIn
A newsletter é um recurso que já estava disponível há algum tempo para criadores de conteúdo no LinkedIn, mas que só foi disponibilizado para páginas corporativas no início de 2022. Desde então, empresas e marcas podem criar uma newsletter vinculada a sua Company Page para que seus seguidores assinem o conteúdo e recebam notificações a cada nova publicação.
De forma simples, a newsletter funciona como um boletim informativo em que uma empresa ou profissional pode escrever sobre algum assunto do seu interesse, a fim de manter seus seguidores atualizados.
Começar uma newsletter no LinkedIn permitirá que você construa um relacionamento direto com seus seguidores desde o momento de sua criação.
Ao produzir este boletim, todos os seguidores da sua Company Page serão automaticamente convidados a se inscreverem para receber o seu conteúdo e, ao se tornarem assinantes, serão notificados no aplicativo e receberão o conteúdo integralmente também por e-mail. Além disso, todo conteúdo publicado poderá contar com interações e comentários em tempo real.
As newsletters mais bem-sucedidas costumam tratar de temas ou setores específicos regularmente, além de trazerem uma linguagem simples e textos mais curtos e diretos que informam o leitor de forma ágil e eficiente.
Com a “10 Things Before Opening Bell”, uma das primeiras newsletters do LinkedIn, a publicação americana Business Insider possui um dos maiores públicos na rede social com mais de 2 milhões de assinantes. Com publicações diárias, a newsletter aborda temas financeiros, com cobertura especial em informações para profissionais de trading e investimentos.
Como funciona?
Ao criar a sua newsletter, você deverá definir uma imagem ou logo de avatar, indicar um título, descrição e qual será a frequência de publicação, que poderá ser diária, semanal, quinzenal ou mensal. O último ponto merece atenção especial – a consistência nas publicações será o fator determinante para manter o público interessado.
Dentro de sua Company Page, a newsletter a terá a sua própria página, em que os usuários da rede poderão ver edições passadas, assinar ou compartilhar os conteúdos publicados.
O LinkedIn oferece, ainda, estatísticas de leitura e dados demográficos como Cargo, Localidade e Empresa dos leitores, possibilitando que o desempenho de cada conteúdo seja mensurado.
Por que implementar a newsletter do LinkedIn em sua estratégia de marketing?
Além de ser uma ótima ferramenta para fortalecer o relacionamento com stakeholders e se aproximar de clientes e pares já estabelecidos, a newsletter do LinkedIn possibilita que o escritório alcance pessoas fora da sua rede de contatos, uma vez que qualquer usuário da plataforma pode se tornar um assinante dos conteúdos publicados.
Escrever conteúdos que atendem a nichos ou setores específicos demonstra que a sua marca possui autoridade nos tópicos abordados, e fazer isso de forma consistente fortalece a sua presença no ambiente digital, além de manter a sua marca na memória do consumidor/público-alvo.
Para que ela NÃO serve?
Apesar de seguir uma lógica similar a das newsletters tradicionais, o recurso do LinkedIn não substitui a construção do bom e velho mailing. Ainda que seja possível visualizar a lista de assinantes e o conteúdo seja disparado automaticamente por e-mail para todos os inscritos no conteúdo, a plataforma não disponibiliza contatos de e-mail dessas pessoas. Por esse motivo, seu uso não é recomendado para comunicados para clientes, informações não públicas do escritório e conteúdos que não poderiam ser disponibilizados abertamente nas redes sociais.