O TikTok é uma das redes sociais que mais cresce atualmente, ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários ativos, e não mostra sinais de desaceleração. Sendo uma plataforma dinâmica e acessível, permitiu que muitas pessoas produzissem vídeos curtos e diversos setores começaram a utilizar a plataforma. Porém, os escritórios de advocacia podem acabar se questionando: é uma ferramenta adequada para utilizar na comunicação?
A rede social tem se tornado cada vez mais importante no marketing em geral, especialmente pela grande quantidade de usuários. Os números publicados nos recursos de publicidade da ByteDance, empresa chinesa responsável pelo aplicativo, indicam que, no início de 2023, a rede social tinha 82,21 milhões de usuários com 18 anos ou mais no Brasil. Além disso, de acordo com o Data Reportal, a plataforma de vídeos é a quarta rede social mais usada entre os brasileiros (65.9%).
O TikTok se consolidou entre os jovens, de 18 a 24 anos, e se caracteriza por ter a maioria de usuários do sexo feminino, enquanto as outras principais plataformas têm maioria masculina. No entanto, não deixa de alcançar os mais diversos públicos.
O aplicativo se tornou, assim, um importante canal de comunicação e uma ótima oportunidade de se conectar com diferentes públicos. Segundo pesquisa realizada pelo Blog da Opinion Box, em março de 2023, 41% dos usuários utilizam a rede para acompanhar marcas e empresas que gostam e 75% concordaram que o TikTok consegue aproximar clientes e empresas. O Hootsuite, sistema norte-americano especializado em gestão de marcas na mídia social, informou, em 2022, que 24% dos profissionais de marketing consideravam o TikTok eficaz para ajudá-los a atingir suas metas de negócios.
TikTok como estratégia de Marketing na Advocacia
O TikTok, além de uma plataforma de descontração, também tem sido constantemente usado como uma ferramenta para compartilhar informações, dicas e curiosidades, com fins educativos e de conhecimento. Para escritórios de advocacia, essa pode ser uma possibilidade. Mas para isso, é importante destacar alguns detalhes do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Provimento 205/2021, exclusivo sobre a publicidade e informação na advocacia.
Pelas regras do provimento, o TikTok pode ser utilizado por advogados para fins de marketing de conteúdo, ou seja, como uma ferramenta de comunicação e informação. Assim, para usar o TikTok de forma ética e em conformidade com as normas da OAB, os profissionais podem produzir conteúdos discretos e moderados, com fins educativos, como uma ótima forma de esclarecer ao público questões jurídicas importantes, além de compartilhar dicas e curiosidades sobre a profissão.
Por outro lado, os vídeos não podem conter qualquer forma de propaganda ou divulgação de serviços advocatícios. A publicidade de serviços jurídicos não deve ser mercantilista, agressiva ou sensacionalista, e não deve conter promessas de resultados. Além disso, recomenda-se que não sejam divulgadas fotografias ou vídeos com exposição de clientes, publicação de atendimento, andamentos processuais ou decisões. Por fim, é fundamental verificar as informações compartilhadas, porque, como em outras plataformas, há riscos de desinformação e fake news.
Considerando todos os pontos citados, ao utilizar o TikTok de forma responsável e criando conteúdos únicos, empresas e escritórios conseguem construir uma relação de confiança com o público, trazer mais visibilidade para a marca e contribuir para a conscientização sobre questões relevantes. Estar presente nas redes também é um importante diferencial, porque, além do potencial de crescimento do negócio, o contato direto com as pessoas é uma forma humanizada de alcance e sucesso.
Mas utilizar o TikTok como estratégia para empresas e marcas requer planejamento, por isso, é importante contar com uma equipe especializada para orientar essa presença de forma estratégica, mirando em bons resultados.
Os consultores da LETS Marketing estão preparados para compartilhar as melhores recomendações para cada caso.
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