O Twitter está de cara nova e agora se chama “X”, após passar por um rebranding de larga repercussão mundial, anunciado pelo empresário Elon Musk.
Aqui, na LETS Marketing, eventualmente recebemos perguntas sobre como utilizar essa plataforma, a fim de impulsionar resultados em escritórios de advocacia. Quando somos questionados nesse sentido, devolvemos outras perguntas para nosso cliente: “Você realmente quer seu escritório no X? Por quê”?
O X guarda oportunidades e riscos de Relações Públicas para instituições e indivíduos. Entendemos como uma plataforma de influência com alta capacidade de alcance orgânico, mas funciona de forma bem diferente que o LinkedIn, por exemplo.
O usuário do X, no geral, procura por ideias e influenciadores que chancelem de forma expressa seus valores e interesses. Na prática, essa seria a lógica de qualquer rede social. O X, contudo, ficou marcado como a plataforma do debate. É um espaço tomado por opiniões e controvérsias.
Portanto, se um escritório quer informar seguidores sobre nova uma legislação ou enaltecer uma tendência de mercado, definitivamente não vemos o X como uma plataforma recomendada.
Por outro lado, pode ser um canal excelente para reforçar o posicionamento e o alcance do trabalho de um advogado quer expressar seus argumentos acerca da absolvição de uma pessoa pública, em matéria penal, criticar ou elogiar uma decisão de repercussão nacional, ou comentar discussões sociais, jurídicas ou políticas que dividem opiniões.
Portanto, raramente incluímos o X nos planejamentos de marketing e comunicação de escritórios de advocacia que atendemos de forma institucional, considerando que as sociedades de advogado são formadas por múltiplos valores e, em tese, têm foco no cliente. Temos recomendado o uso da plataforma para advogados que desejam se posicionar como influenciadores, de forma aberta ao debate e ao recebimento de elogios e até de críticas negativas.
Por meio do nosso serviço de Branding Persona atendemos executivos e advogados que querem ampliar suas influências digitais. Quer saber mais? Fale conosco: Tem dúvidas? Escreva para contato@letsmarketing.com.br.